Marx Weber

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
Partindo do conceito de sociologia e das ações sociais podemos então compreender o que seja relação social, definida por Weber como uma conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdossignificativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, porém o caráter recíproco da relação social não obriga os agentes envolvidos a atuarem da mesma forma,entendemos que na relação social todos os envolvidos compreendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata ainda que não haja correspondência. Quanto mais racionais forem as relações sociais maiorserá a probabilidade de que se tornem normas de conduta.
Neste texto Weber mostra de forma mais detalhada como se dão as formas de imputação de sentido à ação por parte do indivíduo, o que faz com queuma ação seja social, etc. Outra coisa importante e muito interessante neste texto é a referência que Weber faz aos valores do próprio pesquisador. Feita a crítica à postura daqueles que buscam imporou apresentar os próprios valores como `bons` e `certos` e feito o alerta sobre como investigar os valores dos indivíduos sujeitos à investigação sociológica, Weber mostra como os valores doinvestigador podem interferir na pesquisa de forma positiva (através da identificação entre os próprios valores e os valores dos humanos que são objeto de investigação, a compreensão se dá por empatia). Valelembrar que Weber estudou culturas radicalmente diferentes da alemã, assim como nós, brasileiros, podemos empreender pesquisas sobre realidades bem distintas. Nesses casos, a apreensão se dá pela viapuramente intelectual. Em qualquer um dos casos (havendo ou não empatia com o objeto de análise), que fique claro: o objetivo do estudo é a compreensão, não a proposta de alterações; é o enaltecimentoda singularidade, não da universalidade.
Economia e Sociedade
Em 1913, Weber publicou um escrito intitulado “Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva”, primeiro esboço do seu método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx e weber
  • Marx e Weber
  • Marx weber
  • Durkheim, marx e marx weber
  • marx weber
  • Marx weber
  • Marx E Weber
  • Marx Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!