MARX Resenha

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015

Universidade Estadual de Feira de Santana
Docente Diego Carvalho Corrêa


MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 20061.
A obra em questão parte de uma análise dosacontecimentos revolucionários na França, entre 1848 e 1851, que decorreram no golpe de estado em que Napoleão III se nomeou imperador. Brumário corresponde ao calendário estabelecido pela RevoluçãoFrancesa, é o mês do calendário republicano francês.
A obra é considerada a mais importante do marxismo, onde se abordam teses fundamentais do materialismo histórico, a importante teoria da luta declasses, a da revolução proletária, a doutrina do Estado e da ditadura do proletariado.
Também nesta obra é desenvolvida a questão do campesinato como aliado da classe operária na revolução. Faz umaimportante explicação sobre a função dos partidos políticos na vida social, e constrói características sobre o bonapartismo.
Vê-se nesse texto, o enfoque conjuntural acerca do Estado francês, assim como aimportante contribuição para uma análise do político.
Marx adota uma método para entender o Estado Francês na época do 18 Brumário de Luís Bonaparte, a parti de uma analise histórico-sociológica domomento vivido. Por uma lado o Estado pode ser visto como uma categoria abstrata, com a análise uma ou algumas determinações do fenômeno, mas por outro lado quanto maior for a quantidade dedeterminações se aproxima de uma construção mais concreta do mesmo Estado.
... a grande lei da marcha da história, lei segundo a qual todas as lutas históricas que se desenvolvem quer no domínio político,religioso, filosófico, quer em outro qualquer campo ideológico são, na realidade, apenas a expressão mais ou menos clara de lutas entre classes sociais, e que a existência e, portanto, também os conflitosentre essas classes são, por sua vez, condicionados pelo grau de desenvolvimento de sua situação econômica, pelo seu modo de produção e de troca, que é determinado pelo precedente (MARX, 2006, p....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Marx
  • Resenha de Marx
  • Karl marx
  • Resenha sobre Karl Marx
  • Resenha sobre karl marx
  • Resenha de capital de marx
  • Resenha sobre o Materialismo em Marx
  • Resenha Burle Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!