Marx, Dhurkheim, Weber

344 palavras 2 páginas
Fundamento das ciências sociais

1- Explique qual a diferença entre o pensamento de Émile Durkheim e Karl Marx sobre sociedade?
Para Durkheim a sociedade não se dividia em classes, no entanto ela deveria ser tratada como um organismo único, Èmile Durkheim diz que a sociedade é que molda o individuo. Já para Marx a sociedade possuía diferenças entre as classes sociais, para ele deve-se primeiro analisar e modificar o individuo para que se possa ter uma mudança na sociedade.
2- Quais são as negações de Weber as teorias de Marx e Durkheim?
Weber nega Marx quando acha que não se pode criar uma estrutura permanente na sociedade, nega o materialismo, pois acredita que as formas de produção e trabalho não são padrões permanentes, e critica Durkheim por que acredita que não se pode controlar e moldar o comportamento de cada individuo.
3- Como o estado impõe sua dominação de forma legitima?
O estado impõe sua dominação de forma legitima através da “burocracia”, ou seja, para que algo seja mudado na sociedade o Estado precisa de um grande processo baseado em estudos, pesquisas e etc. então o poder é assegurado através das regras criadas de forma correta e segura, que determinam quem e com qual extensão governa.
4- Qual a diferença entre o individual e o coletivo dentro da sociedade na visão de Durkheim?
Para Durkheim deveria ser transformado o individuo por si só, para que se formasse o coletivo da forma correta e assim constituísse uma sociedade ideal.
5- Qual a influencia de Montesquieu nas teorias de Durkheim?
Montesquieu influenciou através do pensamento positivista, que consistia em uma sociedade formada a partir de um organismo baseado em um modelo físico ou mecânico de organização.
6- Qual a ideia de tipo-ideal na concepção de Max Weber?
O tipo-ideal é uma forma pura de analisar a sociedade, criar tipologias destituídas de qualquer tom avaliativo.

Relacionados