Marx Achava Que O Capitalismo Um Modo De Produ O Transit Rio

431 palavras 2 páginas
Marx achava que o capitalismo é um modo de produção transitório; Ele acredita que o capitalismo é defeituoso, porém necessário para se chegar ao socialismo. A questão é que o socialismo é um regime da classe operária, não é dos camponeses do regime feudal. Aliás, ele despreza o campesinato, por achar que esse tipo de atividade é a "involução" da sociedade. Para que surja a classe operária, os trabalhadores das indústrias é necessário que surja também o capitalismo, com toda a sua admirável capacidade de produção. A questão para Marx é que o capitalista (o detentor dos meios de produção) é uma peça dispensável no tabuleiro da produção num capitalismo tardio, onde a classe operária já estaria organizada e ciente do que deve ser feito para que a produção tenha continuidade sem a figura do capitalista.

A imperfeição do sistema capitalista é que ele não permite a mudança de classes sociais, quem é rico sempre vai ser rico e quem é pobre sempre vai ser pobre. Claro que no dia-a-dia vemos que isso não é verdade, porém devemos pensar nisso em termos agregados. Por mais que indivíduos isolados rompam com essa máxima, a sociedade como um todo não o faz. A beleza do socialismo, para Marx, seria que finalmente a classe que produz a riqueza seria a detentora da riqueza.

O fundamento da alienação, para Marx, encontra-se na atividade humana prática: o trabalho. Marx faz referência principalmente às manifestações da alienação na sociedade capitalista.
Marx define três aspectos da alienação:
1) O trabalhador é alienado em relação às coisas;
2) O trabalhador é alienado em relação a si mesmo;
3) Deixa de ser livre e passa unicamente para o meio que sobreviva.
O trabalhador e suas propriedades humanas só existem para o capital. O salário serve para conservar o trabalhador como qualquer outro instrumento produtivo. A divisão capitalista do trabalho e mesmo a atividade profissional exercida atendem aos interesses particulares dos grupos dominantes e só eventualmente aos dos

Relacionados