Martiologia

561 palavras 3 páginas
Prova de História do Cristianismo
Professor: João Santos
Aluno: Paulo Henrique Vieira da Silva Lafon

1-Quais foram os fatores que causaram a perseguição romana dos cristãos?
R: O cristianismo enquanto era visto como parte do judaísmo, que era a religião licita, vista como uma seita legal a igreja sofreu pouco. Mais assim que o cristianismo foi distinguindo do judaísmo como uma seita separada, foi colocada como sociedade secreta, recebeu então interdição do estado romano. Pois o estado era o supremo bem em uma união dele com a religião, onde não poderia existir religiões particulares. Visto que a religião cristã, em rápido crescimento, exigia exclusiva lealdade moral e espiritual daquele que aceitavam a Cristo, quando era preciso escolher entre a lealdade a Cristo e a lealdade a César, este era colocado em segundo plano. Os líderes consideravam romanos isso como uma deslealdade para com o Estado e achavam que os cristãos estavam tentando fundar um estado dentro do Estado.
Havia também a razão religiosa, pois o sigilo dos encontros dos cristãos também suscitou ataques morais contra eles. Pois havia boatos de que os cristãos praticavam incesto, canibalismo e práticas desumanas. O pensamento equivocado sobre o significado de “comer e beber” os elementos que representavam o corpo de e o sangue de Cristo geravam rumores de que os cristãos matavam e comiam crianças em sacrifício ao seu Deus.
Os problemas sociais contribuíram para o início da perseguição, pois os cristãos, que exerciam grande atração sobre as classes pobres e escravas, eram odiados pelos influentes aristocráticos da sociedade, porquanto temiam sua influência sobre as classes pobres. Os cristãos defendiam a igualdade entre todos os homens, enquanto que o paganismo defendia uma estrutura aristocrática sociedade. O fato de que os cristãos recusarem os padrões sociais existentes levou os pagãos a creditarem que eles eram um perigo para sociedade.
A questão econômica também contribui para a

Relacionados