Martinho lutero um desino

691 palavras 3 páginas
Martinho Lutero, um destino
Lucien Febvre

Em Martinho Lutero, um destino, o historiador Lucien Febvre reconstitui passo a passo a trajetória do fervoroso monge agostiniano que, no encalço da verdadeira fé cristã, se insurge contra a Igreja Católica, é excomungado e se vê, então, no epicentro de sucessivas revoluções − religiosa, social e política.

Na abrangente exposição de Febvre, a história de Lutero se entrelaça com a do destino de uma época inteira: o século XVI alemão e europeu. Por detrás dos conflitos religiosos que levaram à maior crise do catolicismo em todos os tempos e à criação do luteranismo, delineia-se a Idade Moderna.

Publicado em 1928, Martinho Lutero, um destino é hoje um clássico da historiografia do século XX, pela abordagem inovadora da narrativa biográfica, densidade de suas reflexões e vibrante escrita de Lucien Febvre.
Confira um trecho do livro Martinho Lutero, um destino

Título original: Martin Luther, un destin
Tradução: Dorothée de Bruchard
Capa: Elisa v. Randow
Páginas: 360
Formato: 14 cm x 21 cm
Acabamento: brochura
Área: biografia, ciências sociais, história, religião
ISBN: 978-85-65339-07-0
Disponibilidade: 14/08/2012
O autor
Lucien Febvre nasceu em 1878, em Nancy. Estudou na École Normale Supérieure, onde se formou em história e geografia. Em 1911, doutorou-se com a tese Philippe II et la Franche-Comté: étude d’histoire politique, religieuse et sociale. Oito anos mais tarde, tornou-se professor de história moderna na Universidade de Estrasburgo (França). Publicou então La Terre et l’évolution humaine (1922) e Martinho Lutero, um destino (1928). Em 1929, junto ao historiador Marc Bloch (1886-1944), fundou a revista Annales d’histoire économique et sociale, que deu origem à corrente historiográfica conhecida como Escola dos Annales. Febvre dirigiu a revista até sua morte, em 1956. Algumas de suas principais obras traduzidas para o português são O problema da incredulidade no século XVI (1942) e Combates

Relacionados