martetinc

628 palavras 3 páginas
A eficácia dos treinamentos de vendas
Como as empresas devem proceder para contratar treinamentos de vendas eficazes e com resultados práticos? Vejamos algumas dicas

A fidelização de clientes está intimamente ligada à qualidade no atendimento e serviços prestados pelas empresas. Quanto maior a satisfação, motivação e preparo dos vendedores e atendentes para solucionar os problemas dos clientes com eficiência, com certeza maior será a carteira de clientes fieis. O inverso também é verdadeiro.
No dia a dia, o que se vê são muitas empresas gastando dinheiro com estratégias para atrair clientes e convertê-los em vendas, mas com resultados abaixo do esperado, exatamente pela falta de preparo de seus vendedores. Os clientes são até atraídos pelas propagandas, por exemplo, mas quando há o contato entre eles e os vendedores, o que era para ser uma experiência agradável, muitas vezes torna-se um pesadelo.
Portanto, de nada adianta a empresa ter bons produtos, preços competitivos e boa comunicação com o mercado se o principal deixa a desejar – vendedores preparados e com vontade de fazer acontecer. Mas será que todo vendedor gosta de treinamento de vendas? Muitos dizem que não, porque os treinamentos são sempre a mesmice. Em parte eles têm razão, pois muitos treinamentos de vendas são puramente teóricos, não agregando praticidade.
Como as empresas devem proceder para contratar treinamentos de vendas eficazes e com resultados práticos? Vejamos algumas dicas:
>> COMPETÊNCIA TÉCNICA DO INSTRUTOR: É fundamental que o instrutor seja realmente conhecedor de vendas, para poder transmitir segurança nas técnicas, estratégias e táticas de vendas passadas aos participantes. O instrutor que transmite apenas o básico e deixa perguntas sem repostas, por não dominar o processo da venda, faz com que os participantes do treinamento percam o interesse de aprender. Já os instrutores especialistas são diferentes porque, mesmo sendo bastante conhecedores do assunto, não param de

Relacionados