Marte e Jupiter

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Introdução

Nosso trabalho irá falar sobre os planetas Marte e Júpiter, falaremos sobre as mudanças que ocorreram durante o passar do tempo, sobre os significados e o porque dos nomes dados aos planetas, sobre suas características, e também sobre as tempestades que ocorrem nesse meio.










































Marte

Marte é oquarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cintura_de_aster%C3%B3ides"asteróides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol).[1] De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deusda guerra. 
Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase 2 anos terrestres). Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.
Marte tem calotas polares quecontêm água e dióxido de carbono gelados, o maior vulcão conhecido do sistema solar - o Olympus Mons um desfiladeiro imenso, planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recentemente descoberto um lago gelado. Os primeiros observadores modernos interpretaram aspectos da canais; depois as pirâmides, o rosto humano esculpido, e a região de Hellas no sul de Marte que parecia que,sazonalmente, se enchia de vegetação, o que levou a imaginar a existência de marcianos com uma civilização desenvolvida. Hoje sabemos que poderá ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de facto, ter surgido.
Marte é um planeta conhecido desde a antiguidade e na mitologia helênica representa Ares, o deus da fúria e da guerra, devido à sua coloração avermelhada. O povoromano, que herdou muito da sua cultura da Grécia, chamou-lhe de Marte, nome por que hoje conhecemos, quer o deus, quer o planeta.
Outras civilizações observavam também Marte no céu nocturno: os egípcios conheciam-no como "Her Deschel" ou "O Vermelho". Já para os babilónios, Marte era "Nergal" ou "A Estrela da Morte"
Marte tem aproximadamente metade do diâmetro da Terra. É menos denso que a Terra, comcerca de 15% do volume da Terra e 11% da massa. Sua área de superfície é apenas ligeiramente inferior à área total das terras emersas da Terra. Enquanto Marte é maior e mais massivo do que Mercúrio, este tem uma densidade mais elevada. Isso resulta em uma força gravitacional ligeiramente mais forte na superfície de Mercúrio. Marte é também mais ou menos intermediário em tamanho, massae gravidade à superfície entre a Terra e a Lua (a Lua é cerca de metade do diâmetro de Marte, enquanto que o da Terra é duas vezes maior que o de Marte. A Terra é aproximadamente dez vezes mais massiva que Marte, e a Lua dez vezes menos massiva que Marte). A aparência vermelho-alaranjada da superfície marciana é causada por óxido de ferro (III), mais comumente conhecido como hematita, ou ferrugem.Júpiter

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, mas 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Netuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupterianos ou planetas Jovianos. Júpiter éum dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.
O planeta pode possuir um núcleo composto por elementos mais pesados. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas, ele possui o formato de uma esfera oblata. Sua atmosfera é dividida em diversas faixas, em várias latitudes, resultando em turbulência e tempestades onde as faixas se encontram....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Júpiter
  • jupiter
  • marte
  • Jupiter
  • Jupiter
  • Marte
  • Júpiter
  • Júpiter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!