marsuoiais

298 palavras 2 páginas
Os marsupiais são animais vivíparos que pertencem à subclasse dos mamíferos metatherios, cujos embriões se desenvolvem no útero e nascem precocemente (sem estar completamente formado), terminando o desenvolvimento no interior de uma bolsa de pele (o marsúpio), uma extensão ventral da barriga da mãe.

Os marsupiais mais conhecidos são: os cangurus, os coalas e o demônio da tasmânia (Austrália), os gambás e as cuícas (América do Sul).

Esses mamíferos com placenta rudimentar, portanto com reduzido período gestacional (de 13 a 35 dias), inicialmente alojam os embriões no interior da cavidade uterina, até que se esgote o suprimento nutricional do saco vitelínico (anexo embrionário).

Após o nascimento, o pequeno ser, ainda imaturo, se agarra aos pelos da mãe em direção ao marsúpio, que contêm glândulas mamarias, fornecendo alimento (leite) aos filhotes que ali completam seu desenvolvimento.
O que são Os marsupiais são animais mamíferos que se caracterizam pela presença de uma bolsa central, situada na região abdominal e conhecida como marsúpio. Nesta bolsa, as fêmeas carregam e amamentam seus filhotes. A espécie de marsupial mais conhecida no mundo é o canguru, animal típico da Austrália. No Brasil, o marsupial mais conhecido é o gambá, famoso pelo mau cheiro que exala quando está em situação de perigo. Outras características dos marsupiais: - Caixa do crânio pequeno e de formato estreito; - Presença de palato fenestrado; - Existem espécies terrestres e arbóreas; - As fêmeas possuem duas vaginas laterais; - A gestação é curta, variando de 8 a 42 dias de acordo com a espécie; - Os filhotes nascem bem pequenos (de 2 a 5 cm). Exemplos de marsupiais: - Canguru
- Gambá - Diabo da Tasmânia
- Coala - Cuíca

Relacionados