Marshall

Páginas: 9 (2033 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO




Biografia de Alfred Marshall

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II

Professor José Geraldo Portugal



Mariana Souza, RA00129243
Vitória Horrocks, RA00137084

TURMA ECO-MC2 SALA: 126



SÃO PAULO
02/2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO


1. INTRODUÇÃO

Marshall pertence, legitimamente, à linhagem dos grandes mestres fundadores daEconomia Política Clássica inglesa, corrente de pensamento das mais fecundas que, brotando da Revolução Industrial, expandiu-se no século XIX e estendeu-se até nossos dias por ramificações e canais doutrinários, os mais diversos. Essa corrente teve três épocas distintas: a Clássica propriamente dita, a Ricardiana e a Marshalliana ou Ricardiana-Reformada. Os Princípios de Economia de Marshallconstituem, juntamente com A Riqueza das Nações de Adam Smith, e os Princípios de Ricardo, um dos grandes divisores de águas no desenvolvimento das ideias econômicas, representando a transição da antiga para a moderna Economia.
Considerado chefe da chamada “escola neoclássica de Cambridge”, Alfred Marshall, definitivamente, está no rol dos melhores economistas de todos os tempos. Sua trajetóriaintelectual, ainda que ligada inicialmente a estudos no campo da Matemática, incluindo também Ciências Naturais, História e Filosofia, está fortemente vinculada ao incansável reformador social que sempre foi. Em 1924, ano de sua morte, afirmou que “embora a idade avançada me pressione, não abandonei a esperança de que algumas noções que formulei com relação às possibilidades de avanço social possam vira ser publicadas”.
Logo nas primeiras palavras escritas de sua principal obra, ao definir a abordagem da Economia, Marshall deixa sua posição bem definida ao esclarecer que: “Economia Política ou Economia, é um estudo da Humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estritamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais dobem-estar”.
Assim, a grande contribuição de Marshall não só para o pensamento econômico, mas, antes, para a história do pensamento universal foi a de buscar, por meio da Ciência Econômica, elaborar um denominador comum para medir a atividade humana – o objetivo fundamental dessa ciência.
Herdando a rica herança intelectual dos economistas e pensadores dos séculos XVIII e XIX, tanto da Grã-Bretanhaquanto do resto do continente europeu, sendo um exímio matemático, Alfred Marshall sistematizou e quantificou o material de Adam Smith e Ricardo, complementando-o e tornando seus princípios e conceitos “operacionais”, ou seja, “reciclou-os”, tornando-os “computáveis”. Inovando ou simplesmente sistematizando em matéria doutrinária e de metodologia da análise econômica, procurou despojar a EconomiaPolítica ortodoxa de seu pretenso dogmatismo, universalidade e intemporalidade, submetendo seus postulados a um rigoroso tratamento científico, especialmente diagramático e matemático, sendo considerado, a justo título, um dos precursores, junto de Cournot e Walras, do que hoje se chama de Econometria.
A biografia de Marshall, isto é, a cronologia de sua vida, nada mais é que a moldura de sua obracomo, via de regra, só acontece com os grandes pensadores e artistas, com as raras e históricas exceções de todos conhecidas. Não há em sua vida acontecimentos que tenham significado próprio, senão em função de sua obra. De resto, em si “a verdade biográfica é indevassável” (como escreveu Freud para Arnold Zweig). A vida desse economista transcorreu mansa e tranquila.


2. A VIDA DE ALFREDMARSHALL

Alfred Marshall nasceu Bermondsey, um subúrbio de Londres, no dia 26 de julho de 1842. Quando menino, viveu e cresceu no subúrbio londrino de Clapham, demonstrando desde cedo aptidão para a matemática. Sua mãe, Rebeca Oliver e seu pai, William Marshall, que era um caixa no Banco da Inglaterra, escolhera para o filho uma carreira no clero.
Após ingressar na Universidade de Cambridge,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marshall
  • Marshall
  • Marshall
  • marshall
  • Marshall
  • Marshall
  • alfreed marshall
  • Resumo marshall

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!