Marmore
Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho aplicável a um ambiente de mineração de granito
Norma de Melo Pinto (CEFETES) normap@cefetes.br
Antonio Augusto de Paula Xavier (UTFPR) augustox@cefetpr.br
Thalmo de Paiva Coelho Junior (CEFETES) thalmo@cefetes.br
João Luiz kovaleski (UTFPR) covaleski@pg.cefetpr.br
Resumo:Este artigo tem por objetivo propor a melhoria das condições de trabalho a fim de garantir um melhor nível de proteção de saúde e de segurança dos trabalhadores expostos aos riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e de acidentes nas mineradoras de granito, através da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (a norma BS 8800). O artigo faz uma análise crítica, da aplicação dos itens das Normas Regulamentadoras (NRs): NR – 21:
Trabalhos a céu aberto e NR – 22: Segurança e saúde ocupacional na mineração, (Portaria nº
3214/78 do MTE) em um ambiente de mineração de granito. Conclui-se que a mineração de granito deve elaborar, implantar ou implementar a Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho objetivando controlar, minimizar, neutralizar ou eliminar os riscos do processo produtivo.
Conclui-se que os itens 22. 3.7 – Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR e 22. 3.7.1 –
Etapas do PGR devam ser estudadas por uma Comissão Tripartite – MTE e aplicadas, no que couber, aos Trabalhos a céu aberto da NR – 21.
Palavras chave, Segurança e saúde; Mineração de granito; Marteleteiro; Gerenciamento de riscos. 1. Introdução
Um ambiente de trabalho deve ser seguro, saudável, higiênico, seja ele uma sala de aulas, um shopping, um escritório, uma fábrica ou área de trabalho a céu aberto, como ocorre na mineração de granito; Em qualquer destas e outras estações de trabalho, a empresa deve proporcionar o máximo de proteção à integridade física, moral e social do trabalhador.
Zocchio (2001 p. 22) cita que: “Empresa é uma organização constituída por pessoas que investem com o objetivo de