Marketng - resumo do capítulo 1 - princípos de marketing

980 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Flavio Zanatta

PRINCÍPIOS DE MARKETING

Resumo do Capítulo 1

Rio de Janeiro

2012

O capítulo 1 começa mostrando como o conceito de marketing mudou e deixou de ser referência apenas para vendas, mas sim voltada para o cliente que é o que faz a diferença, o bom relacionamento entre as partes. Para tanto, usemos o exemplo da Nascar. A Nascar cria um laço de envolvimento com o público que faz com que fature milhões e milhões por ano e graças ao seu excelente marketing, se tornou o maior entretenimento dos EUA a frente até mesmo do Futebol Americano.

Adiante, podemos entender como funciona o marketing e o que é preciso para atender as necessidades dos clientes.

O marketing visa capturar as necessidades dos clientes e desenvolver produtos que possam satisfazê-los, criando um bom relacionamento e valores para seus produtos, não mais se faria necessária a venda dos mesmos apenas a troca de valores, ou seja, um produto com um bom marketing se vende sozinho e o dinheiro é apenas o valor de troca.

Importante mesmo é entender o que é necessidade, desejo, demanda e o mercado. As necessidades humanas são momentos de privação e nelas podemos incluir as necessidades fisiológicas, de segurança e sociais. O desejo surge ao ser moldado por uma sociedade e ser compartilhado fazendo com que exista uma vontade de consumir, criando assim uma demanda e assim movimentando o mercado. Entender o mercado é exatamente entender todo esse processo citado e saber como atender de forma satisfatória os clientes, criando valores para seus produtos e um relacionamento além de um programa de marketing para aumentar a lucratividade.

O mercado oferece mais do que produtos físicos, oferece também, serviços, informações, experiências, lugares, pessoas, idéias, organizações e por isso é preciso prestar mais atenção aos benefícios oferecidos, do

Relacionados