Marketingnike

1008 palavras 5 páginas
Dados Gerais

A Nike é a empresa líder mundial no mercado de produtos esportivos, oferecendo tênis, vestuário, equipamentos e acessórios desenvolvidos com a mais alta tecnologia para ajudar a aperfeiçoar o desempenho dos atletas. Ela define sua área de atuação, de modo não ortodoxo (fora dos padrões normais), como sendo: “atitude”. Projeta seu macro objetivo organizacional, que traduz as mais altas aspirações dos acionistas e inspira seus funcionários, como sendo: “Dominar todos os mercados de produtos esportivos e ser a marca mais conhecida em todo o mundo”.
A identidade institucional da Nike que a define é: “Promover a inovação e a inspiração a todos os atletas no mundo e, se você tem um corpo, você é um atleta”. Suas atividades são baseadas em crenças e convicções tais como: Inovação, liderança, agressividade. A marca Nike tornou-se um mito da moda e indústria moderna. Antes só produzia tênis; hoje produz tênis, desejos e sentimento de vitória. Na década de 60, o ex-atleta de atletismo Phill Knight, em seu projeto de MBA de administração da universidade de Stanford, teve a ideia de importar tênis produzidos no Japão, com mão-de-obra barata, na tentativa de conquistar parte do mercado dominado pela marca alemã Adidas.
Os primeiros modelos de tênis para atletismo foram produzidos pela “Tiger” e vendidos pela empresa “Blue Ribbon Sports”; Bill Bowerman, treinador de Phill Knight, teve a idéia de modificar o modelo injetando um acolchoado interno e um borrachamento mais forte na sola, o que gerou um novo projeto de tênis que caiu no gosto dos atletas. Em 1971, o design gráfico Carolyn Davidson desenhou o logotipo da empresa por 35 dólares, o nome “Nike” foi sugerido pelo ex-rival de Phill, o ex-atleta Jeff Johnson, em alusão à deusa grega da vitória.
Em 1972, o Canadá foi o primeiro país a receber os produtos Nike, em 1978, o produto começou a ser difundido no mercado sul-americano e europeu. Em 1982, passou a patrocinar o time de futebol Paris SaintGermain.

Relacionados