Marketing

Páginas: 14 (3272 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo descrever pontos importantes para que uma empresa do setor imobiliário consiga a fidelização de seus clientes. Dentro deste contexto, foi feita uma pesquisa da situação do mercado imobiliário nacional e local, atendimento e satisfação do cliente,a partir de material bibliográfico (livros, artigos, jornais, monografias), bem como pesquisa em dados eobservação participante em uma imobiliária local. O objetivo foi verificar os mecanismos de relacionamento, processos e formas de fidelização de clientes. Como resultado, chegou-se à ideia de que é necessário identificar as necessidades do cliente e adequar a negociação a sua condição, procurando o melhor imóvel e condições de pagamento para este, o que demanda um posicionamento bastante atento eflexível da empresa, num contexto local.

INTRODUÇÃO

O marketing de relacionamento é uma área que constrói uma ponte com o cliente e a empresa, um processo contínuo para garantir a satisfação e envolvê-lo nos atos, fazendo com que seja ouvido e propiciando aflorar algum sentimento em relação ao seu produto ou serviço, tornando seu cliente fiel a empresa.
O Mercado Imobiliário é um setor daeconomia onde se comercializam terrenos, casas, terras de grande extensão. É um meio de investimento seguro e viável, pois além da valorização que o imóvel adquire com o tempo, o proprietário ainda pode gerar uma renda. No Brasil esse setor está presenciando uma explosão no setor imobiliário e a expectativa do setor é passar dos atuais 3% do PIB (Produto Interno Bruto) para 7%, devido à grande procurade imóveis urbanos. Isso é mais evidente porque o Brasil ficou sem crédito imobiliário por cerca de quinze anos. A partir de 2004 começou a ser vantajoso para os bancos privados financiar imóveis, pois são operações de longo prazo, o banco tem garantias reais do investimento e há a fidelização do cliente ao banco.Temos um quadro preocupante de falta de mão-de-obra desde o servente ao engenheiro euma enorme concorrência na captação de imóveis e clientes.
Tendo em vista este quadro se percebe a necessidade de trabalhar as necessidades do cliente na hora do negócio e a assistência pós-negociação, aproveitando este relacionamento para receber o feedback da última negociação e tentando implementar alguma nova ideia sobre uma próxima oportunidade de negócio. Em uma cidade pequena esta parteda aproximação do cliente pós-negociação é muito mais fácil devido ao maior contato do interior. Porém este maior contato também gera maior concorrência devido tanto às imobiliárias quanto de corretores não licenciados, pelo fato das informações serem passadas mais rapidamente pelo boca a boca.
Com a reunião dos dados deste trabalho, tendo o cliente como alvo a ser trabalhado durante asnegociações,satisfazendo todas suas necessidades, tendo contato e mantendo um bom relacionamento pós-negociação tem-se uma excelente receita para se obter sucesso neste ramo e manter ao longo dos anos uma densa carteira de clientes.

1 - O MERCADO IMOBILIÁRIO

O mercado imobiliário esteve em ebulição e a expectativa do setor é passar dos atuais 3% para 7% do PIB. Esta expectativa é devida ao aumento dosimóveis lançados, em 2009 na região metropolitana de São Paulo foram lançados 53.487 imóveis, já em 2010 foram 70.781 unidades, um aumento de 32,3% (O ESTADO DE SÃO PAULO, 2012).
Em contrapartida ao ótimo cenário, alguns empecilhos são esperados: falta de mão de obra, do pedreiro ao engenheiro, já é uma realidade e não existe solução de curto prazo. Porém, João Crestana, presidente do SECOVI(Sindicato da Habitação), acredita que os bancos irão trabalhar para trazer mais tecnologia e reduzir a necessidade da mão-de-obra e irá aumentar a presença da mulher na construção civil. Outro problema, como alerta João Crestana(O ESTADO DE SÃO PAULO, 2012), é a necessidade de reajustar os patamares de renda do programa “Minha Casa, Minha Vida”1. Os preços dos imóveis e as rendas familiares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!