Marketing

Páginas: 164 (40766 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
0

Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes

Maurício Gerbaudo Morgado

Banca Examinadora: Prof. Dr. Juracy Gomes Parente (Orientador) Profa. Dra. Eliane Pereira Zamith Brito Prof. Dr. Nelson Barrizzelli Prof. Dr. Rubens da Costa Santos Profa. Dra. Tânia Maria Vidigal Limeira

1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULOMaurício Gerbaudo Morgado

Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes

Tese apresentada ao Curso de PósGraduação da FGV-EAESP Área de Concentração: Mercadologia como requisito para obtenção do título de doutor em Administração.

Orientador: Prof. Dr. Juracy Gomes Parente

SÃO PAULO 2003

2

MORGADO, Maurício Gerbaudo. Comportamento do consumidor online:perfil, uso da Internet e atitudes. São Paulo: FGV-EAESP, 2003. 159 p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-graduação da FGV-EAESP, Área de Concentração: Mercadologia). Resumo: Trata da ordenação e sistematização do conhecimento científico sobre comportamento do consumidor na Internet, investiga as características que diferenciam compradores de não-compradores, identifica 5 segmentosbaseando-se no comportamento de compra online, no perfil e no uso que o consumidor faz da Internet, fornece modelo para estimar a probabilidade de um indivíduo tornar-se comprador online e oferece sugestões de cunho prático para gerentes e empreendedores interessados em operações de venda pela Internet. Palavras-chaves: comportamento do consumidor, atitudes, Internet, online, segmentação, comérciovirtual, varejo multicanal, Web.

3

À minha esposa Ana Paula, desde 2000 mostrando novos caminhos.

Ao meu filho Pedro, para que um dia saiba o quanto é importante para o papai.

Beijos a vocês dois!

4

Agradecimentos Ao meu pai, Diomar, e à minha mãe, Odília, pelos princípios que ensinaram. Ao Prof. Dr. Juracy Gomes Parente, meu orientador, pelos sábios conselhos. Ao meu amigo, agoraDoutor, José Mauro da Costa Hernandez pela ajuda com desafiadoras questões estatísticas. Aos professores e amigos que aplicaram os questionários. Muito obrigado a todos!

5

RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo geral buscar um melhor entendimento do comportamento de compra online e, para tal, valeu-se de cinco objetivos específicos. O primeiro objetivo tratou da ordenação esistematização do conhecimento sobre esse assunto e, através de seu atingimento, foi possível perceber que o comportamento de compras online tem sido explicado na literatura científica por 3 grandes grupos de variáveis: perfil do consumidor, tipo de uso que faz da Internet e atitude em relação a essa mídia. Também foi possível reduzir de 28 para 13 as variáveis relevantes na explicação desse tipo de consumo.O segundo objetivo tratou de investigar as características que diferenciam compradores de não-compradores e aqui foi possível identificar que compradores online têm perfil socioeconômico mais elevado, viajaram mais para o exterior, conhecem mais o idioma inglês e recebem salários mais altos. Também valorizam mais a conveniência, são mais inovadores, têm menor aversão ao risco e uma orientaçãoexperiencial menor, ou seja, necessitam menos ver e pegar o produto antes de decidir comprar. Esses consumidores também têm mais locais de acesso à rede, consideram ter maior conhecimento sobre a Web e a utilizam mais para e-mails, operações bancárias e para levantar informações sobre produtos e serviços. Tendem a enxergar a Internet mais útil e divertida do que os não-compradores. O terceiro objetivotratou de identificar diferentes segmentos de consumidores online e 5 grupos distintos surgiram. Entre os não-compradores caracterizou-se os grupos Internet não é comigo, Gosto da Internet, mas não sei se vou comprar e o Estou quase lá. Entre os compradores foi possível encontrar os grupos Estou testando e Fãs de carteirinha. Percebeu-se que os cinco grupos formam um contínuo que representa um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!