Marketing

Páginas: 15 (3573 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
[pic]






















































































INTRODUÇÃO



Este trabalho abordará as questões propostas no trabalho de produção textual, referente às disciplinas de: Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Custo e Formação de Preço eComportamento do Consumidor.
Este tem como tema uma situação fictícia: “Orelhões do país ganharão vida nova – e acesso à internet”, pois serão observados perante o tema proposto, os conhecimentos teóricos aprofundados nas disciplinas a cima.
Com base no tema proposto este estudo apresentará propostas para que a situação da empresa em questão prospere, com as ferramentasrelacionadas a marketing, conhecendo o produto para formar o preço justo, diagnosticando a situação da organização e como o consumidor se comporta perante o produto lançado.
1- “Hoje em dia, usa-se menos os telefones públicos, mais ainda se usa. Não podemos esquecer que essa é a forma de comunicação mais barata que existe. Mas claro que, com a popularização do celular, deixou de ser prático usarum orelhão, principalmente pela falta de manutenção e pelo vandalismo constante”. Por que esta frase, podemos deduzir que uma forma rápida e eficaz de aumentar o uso dos orelhões seria utilizando alguma forma de promoção. No material de estudo, falamos sobre o mix de comunicação, que esta dentro da promoção, e de seus componentes. Quais são os componentes do mix e qual deles tem como função maiorinformar, persuadir ou lembrar.

O princípio do marketing foi em 1954, e entre tantas definições podemos citar a de (PHILIP KOTLER) que é considerado o “pai do marketing”:
“A chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê-los mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes.”
Para desenvolver asatividades de compra dos serviços e produtos é preciso conhecer os 5 (cinco) tipos de necessidades, e para isso a pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow explica bem esse processo.
✓ FISIOLÓGICAS OU NECESSIDADES DO CORPO: Que consiste em ter o mínimo para sobreviver, ou seja, saciar a fome e a sede;
✓ DE SEGURANÇA: Ter uma casa para morar;

✓ SOCIAIS: Relacionamento com aspessoas, pois é importante ter envolvimento social com elas, porque ninguém vive sozinho;

✓ ESTIMA OU STATUS: Que consiste no respeito das pessoas para conosco;

✓ AUTO-REALIZAÇÃO: Que consiste em alcançar os objetivos propostos pelos indivíduos.


Componentes do mix de comunicação/promoção:

Propaganda - Pode ser definida como uma comunicação não-pessoal, paga, utilizando-se devárias mídias feitas por empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos ou indivíduos, que de algum modo, são identificados na mensagem da propaganda, e cuja expectativa é informar ou persuadir os componentes de uma audiência particular. (Boone & Kurtz,1998)
Pressupõe necessariamente o pagamento a um veículo de comunicação pela compra de um espaço para veiculação. Existem alguns tipospossíveis de propaganda, sendo os principais:

É toda forma paga e impessoal de promover idéias, bens e serviços por conta de uma instituição patrocinadora. (American Marketing Association)

É possível classificar a propaganda realizada pelas organizações em alguns tipos:

• Propaganda de Produto: Tenta criar demanda para bens, serviços, locais, pessoas etc.
• PropagandaInstitucional: Promove o nome, imagem pessoal ou reputação de uma companhia, organização ou setor de atividade, bem como as ações de responsabilidade socioambiental que desenvolve.
• Propaganda Comparativa: Compara uma marca com marcas concorrentes ou com fórmulas anteriores.
• Propaganda de Proteção: Propaganda com caráter institucional que defende determinadas posições, atividades ou causas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!