Marketing

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC









Relação entre Marketing e Logística







Discentes:
Lúcia de Fátima Rebouças de Souza
Natália Aparecida Rodrigues De Melo
Thiago Fernando Queiroz
Docente: Silene Patrício



Mossoró/RN
2015


Marketing
Conceito
“É o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção edistribuição de ideias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações.”
(American Marketing Association – AMA)
Nos dias atuais, um bom marketing, no sentido de abrangente e cumpridor do seu papel, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação.
Considerando que sempre haverá a necessidade de se vender algo, podemos determinar oobjetivo como minimizador do esforço da venda. A partir do momento em que se entendem e se conhecem bem as necessidades e características do cliente, o produto se vende por si próprio, convergindo pra um cliente que quer compra-lo, faltando apenas criar os meios que facilitem o acesso do cliente ao produto, o que podemos chamar de acessibilidade.
A estratégia tem um direcionamento para o cliente.Não sendo possível oferecer tudo o que o cliente quer, identificam-se suas necessidades, tentando lhe proporcionar um pacote que atenda boa parte delas e que ainda tenha condições de gerar lucros para o fabricante. Outro aspecto importante dessa orientação é criar relacionamento duradouro: com a satisfação do cliente, a busca é obter a sua lealdade para haver pouca variação dos volumes produzidose movimentados, descartando-se ociosidade da estrutura quando não há venda de produtos e o excesso de produtos com relação à capacidade da estrutura, o que gera custos extras, gastos de recursos e, consequentemente, a redução dos lucros.
Existe uma relação entre valor, satisfação e fidelidade: cliente satisfeito traz benefícios para a empresa, tende a comprar daquelas que lhe oferecem o maiorvalor. Uma vez fidelizados, tendem a ser menos sensíveis a preços, elogiam a empresa, os produtos e serviços proporcionados no mercado. Contudo essa relação pode variar conforme o setor e a situação competitiva.
O verdadeiro papel de marketing é administrar a demanda de bens e serviços, estimulando o consumo de um bem ou serviço que, por suas características intrínsecas, atenda a necessidades edesejos específicos de determinadas pessoas.


Logística
Conceito
“Arte da guerra, processo de planejar, implementar e controlar eficientemente o custo correto,o fluxo e armazenagem de matérias- primas, estoques durante a produção e produtos a acabados, e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender os requisitos docliente.”
(Council Logistics Management)
A Logística representa o elo entre todas as expectativas geradas pelos demais departamentos: Vendas, Marketing, Finanças, Custos, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção e todos os setores que somados visam um mesmo objetivo: o sucesso de suas metas. A integração de todos os departamentos através da expertise nos conhecimentos logísticos, permite ocrescimento organizado e sustentável da organização.
Pode ser dividida em dois tipos de atividades - as principais e as secundárias:
Principais: Transportes, Manutenção de Estoques, Processamento de Pedidos;
Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Suprimentos, Planejamento e Sistema de informação.
A logística tem como produto a ser comercializado o serviço. Os desafios e metas aserem alcançadas restringem-se à perfeição de suas atividades. Exemplo: Se um material específico não estiver disponível no momento em que é necessário para a produção ou consumo, isso pode causar a paralisação de uma fábrica ou a perda de um consumidor.
O desenvolvimento dos critérios do produto:
Custo – produzir com margens de lucro maiores ou produzir grandes volumes com margens reduzidas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!