Marketing

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
 PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
 
Em qualquer empresa moderna, os colaboradores precisam ter a responsabilidade e o direito de participar dos resultados.
 
Participação nos resultados corresponde a uma técnica de remuneração variável, que compromete o colaborador com metas e objetivos da organização.
 
Legalmente, no Brasil, a participação é regulada pela Lei 10.101/2000.
 
OBJETIVOS
 Podermos citar alguns objetivos de um programa de participação nos resultados:
 
Melhorar a motivação do quadro funcional;
Propiciar melhoria da renda dos colaboradores, sem encargos sociais ou trabalhistas;
Facilitar o comprometimento dos colaboradores com metas e resultados da empresa.
Envolver pessoas nos processos de redução de custos e maximização do uso de recursos existentes.
 INSTRUMENTO DE NEGOCIAÇÃO
 
A participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo:
 
- comissão escolhida pelas partes, integradas, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria;
- convenção ou acordo coletivo.
 
Dos instrumentosdecorrentes da negociação deverão constar regras claras e objetivas quanto à fixação dos direitos substantivos da participação e das regras adjetivas, inclusive mecanismos de aferição das informações pertinentes ao cumprimento do acordado, periodicidade da distribuição, período de vigência e prazos para revisão do acordo, podendo ser considerados, entre outros, os seguintes critérios e condições: 
- índices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa;
- programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente.
 
O instrumento de acordo celebrado será arquivado na entidade sindical dos trabalhadores.
Remuneração de lucro
A medida de Participação de Lucros e Resultados (PLR) faz parte de um modelo administrativo chamado Administração Participativa. A proposta éincentivar o funcionário a se envolver mais no trabalho, ser mais ativo e participativo e, como recompensa, receber parte dos lucros e resultados da empresa.
 
A PLR é uma ferramenta de remuneração variável e, por isso, não incorpora o salário fixo mensal. A PLR é praticada de duas formas. Há a recompensação linear, em que se estabele que independentemente dos resultaods individuais e todos ostrabalhadores da empresa recebem um benefício de mesmo valor, e a bonificação por performance, em que cada funcionário é avaliado individualmente e, dependendo dos seus resultados, a quantia paga é maior ou menor.
 
O pagamento da  PLR é obrigatório segundo a Lei n°10.101, de dezembro de 2000. O valor da bonificação é sempre negociado pela empresa e os sindicados ou órgãos de classe periodicamente.
 3.    REMUNERAÇÃO POR LUCROS OU RESULTADOS
 
A regulamentação do previsto na Constituição Federal Brasileira quanto à Participação dos Empregados nos Lucros das Organizações efetivou-se por Medidas Provisórias a partir do ano de 1994 e atualmente consolidada em nossa legislação pela Lei 10.101/2000.
 
O texto da Lei diz que a participação dos trabalhadores nos lucros da organização, privadase estatais, é um instrumento de integração entre capital e trabalho e incentivo à produtividade, nos termos de artigo 7º inciso XI da Constituição Brasileira.
“A adoção de formas de remuneração vinculadas ao desempenho está crescendo em todo o mundo. A origem dessas práticas está nos prêmios por produtividade ou pagamento por peça, utilizados desde o começo do século. Praticadas hoje, asdiversas formas de remuneração variável podem ser classificadas em dois grandes grupos: a participação nos lucros e a remuneração por resultados. A primeira tem como base os resultados globais da empresa; e a segunda parte das metas e dos objetivos negociados entre empresa e funcionários.” (WOOD; e PICARELLI FILHO, (1999, p. 114).
As formas de remuneração tradicionais ao trabalhador estão mudando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!