marketing

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
É o aumento gradual da atmosfera da Terra, atribuído ao efeito estufa que em outras palavras é o fenômeno do isolamento térmico do planeta devido as grandes quantidades de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo) e também a queima pastagens e desmatamento das florestas (Amazônica e Mata Atlântica no Brasil) e pastagens.


HISTÓRICO
O paleoclimatologistaWilliam Ruddiman argumentou que a influência humana no clima global iniciou-se por volta de 8.000 anos atrás, com o início do desmatamento florestal para o plantio e 5.000 anos atrás com o início da irrigação de arroz asiática
As temperaturas globais tanto na terra como no mar aumentaram em 0,75 °C relativamente ao período entre 1860 e 1900. Desde 1979, as temperaturas em terra aumentaram quase duasvezes mais rápido que as temperaturas no oceano (0,25 °C por década contra 0,13 °C por década).
Os termômetros subiram 0,6°C entre meados do século XIX e o início do século XXI - desses, 0,5°C apenas nos últimos 50 anos. Outra evidência é a elevação de 10 cm a 20 cm no nível dos oceanos nesse período.
Baseado em estimativas Estudos Espaciais da NASA , 2005 foi o ano mais quente, ultrapassando orecorde anterior marcado em 1998 por alguns centésimos de grau.
Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC responsabilizou a atividade humana pelo aquecimento global .
Se mantido o crescimento atual dos níveis de poluição da atmosfera, a temperatura média do planeta subirá 4 graus até o fim do século.
CAUSAS
Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos eexternos.
Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares;
O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar;
Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa;
Pesquisadores afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento daemissão de gases poluentes.
Grande quantidade desses gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36%
Os gases ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono são os causadores do efeito estufa. Com o aumento daemissão destes gases o equilíbrio ecológico foi afetado.
Outro fator é o desmatamento e a queima das florestas uma vez que as arvores absorvem o dióxido de Ca

PRINCIPAIS CONSEQUENCIAS
Derretimento das geleiras e dos pólos, aumentando o nível dos oceanos;

• Ao mesmo tempo, o aumento da temperatura dos oceanos aumentaria a freqüência e a potência de tempestades, ciclones e furacões, sem falarda potenciação de efeitos como do fenômeno El Niño;

• Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor.

• Crescimento e surgimento de desertos;

• Diversas doenças tropicais, tendem a atingir novas regiões, que antes estavam “seguras” atrás de barreiras climáticas. Dentre estas doenças destacamos a malária, a febre amarela e a dengue.



Protocolo deKyoto – 16/02/05
Acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. O Protocolo de Kyoto não é um tratado para reduzir os gases poluentes: A função do protocolo é reduzir o aquecimento global. Inúmeros gases poluentes ficaram de fora do protocolo.
Ao contrário do que se pensa, os Estados Unidos assinaram o Protocolo de Kioto no segundo governoClinton, em 1997. Mas nem Clinton, e muito menos George W. Bush, ratificaram o protocolo. A ratificação significa o endosso do Parlamento de cada país ao documento.

Conferência de Bali
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!