Marketing

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
DOCENTE: CLÁUDIA BUHAMRA
DISCENTE:MARIANA ROCHA DAMASCENO

- Quando os clientes preferem valor a preço

O valor atribuído pelo consumidor ao produto é a forma mais difícil de determinar o preço do mesmo, uma vez que estimar o valor queo produto tem para o cliente é uma tarefa complicada, em que, muitas vezes, os resultados obtidos são muito relativos e não condizem exatamente com a realidade do mercado. Assim, a maioria dasempresas opta pela determinação do preço levando em conta os custos ou a concorrência, que, mesmo também tendo suas limitações, são fatores que se baseiam em dados mais concretos e mensuráveis.
Porém,apesar das dificuldades encontradas e por ser adotada pela minoria das empresas, a precificação baseada em valor aponta indícios de que pode ser a melhor opção, pois, quando feita da maneira mais adequadae utilizando métodos eficazes, é mais benéfica e capaz de gerar lucratividade mais elevada em relação aos outros métodos de precificação.
Os obstáculos que impedem a implantação da precificaçãobaseada em valor giram em torno, principalmente, das dificuldades que existem em se avaliar e comunicar o valor e segmentar o mercado, em virtude da falta de dados concretos e de ferramentas a seremutilizadas para quantificar o valor dado pelo consumidor. Além disso, a falta de apoio da diretoria é mais um fator de impedimento, já que, para ela, as outras formas de precificação – pelo custo e pelaconcorrência – representam métodos mais objetivos e fáceis para a obtenção de uma resposta.
As possíveis soluções para esses obstáculos envolvem estratégias de marketing que se orientem pelasnecessidades dos clientes, que tenha como ferramenta pesquisas e entrevistas baseadas na experiência do consumidor e que atribua valor ao produto pelos benefícios que ele pode trazer. Uma mudança de visão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!