Marketing

Páginas: 4 (965 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
PLANO DE MARKETING

As pequenas empresas para se adequarem a esta estratégia podem buscar orientação de profissionais especializados ou de organizações de apoio às micro e pequenas empresas, como oSebrae.

A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejandocuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determinao rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002).

Devido à facilidadedas empresas de pequeno porte conhecerem melhor as necessidades dos clientes por meio de um sistema de informação externo simples, o proprietário-dirigente pode utilizar-se das informações coletadaspara subsidiar a elaboração do plano de marketing, otimizando o processo de planejamento e melhorando a sua equação de valor.

O plano de marketing deve incluir a análise de valor da empresa, poisproporciona o conhecimento dos pontos em que deve haver investimento e aqueles em que não se deve investir, o que é crucial para a obtenção da qualidade, para competir, para proporcionar comodidadequanto ao ponto, para comercializar e criar produtos que satisfaçam os clientes e para descobrir e eliminar deficiências tecnológicas. Ações que satisfazem os clientes, de um modo geral, geram vendas elucros (COBRA, 2003).

No entanto, o planejamento exige organização e controle, itens que devem ser aplicados em toda a empresa. A tomada de decisão também é facilitada quando o rumo é conhecido. Oplanejamento deve contemplar ações imediatas, a curto e a longo prazo, o que pode representar um meio de alterar a ótica de curto para longo prazo, gradativamente. A entrada no mercado internacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!