Marketing e público-alvo

Páginas: 16 (3844 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
Exercício 1 |
Marketing e Publicidade |
|
|

Índice
1. Introdução…………………………………………………….…..3
2. Abordagem Teórica
3.1 Grupos de Referência…………………………………………4
3.2 Classes Sociais…………………………………………...……5
3.3 Atitudes……………………………………………...………..7
3. Abordagem Prática Específica
4.4 Grupos de Referência na Nespresso………………………….10
4.5 Classes Sociais naNespresso…………………………………12
4.6 Estádios de Ciclo de Vida na Nespresso……………………..13
4.7 Estilos de Vida na Nespresso…………………………………15
4. Conclusão…………………………………………………………18
5. Bibliografia………………………………………………………..19

1. Introdução

O que influencia o comportamento do consumidor? Essa é a pergunta à qual existem imensas respostas. Variáveis culturais, sociais, individuais epsicológicas podem contribuir para a resposta: se o produto é aceite e se os que nos rodeiam o utilizam e aprovam, se a marca é adequada ao nosso estilo de vida e à nossa classe social e se necessitamos realmente do produto. “Os factores culturais exercem a maior e mais profunda influência.” (KOTLER, 2000, p.183)
A marca, para chegar a todos os indivíduos de modo adequado ao mesmo, deve “entender ocomportamento do consumidor”, segundo Kotler (2000). “Os clientes podem dizer uma coisa e fazer outra” segundo os factores que influenciam a sua opinião da marca e do produto. O estudo dos grupos de referência, das classes sociais, das atitudes do consumidor e dos estilos de vida são os pontos importantes a ser estudados neste trabalho.

2. Abordagem Teórica
2.1. Explique o conceito de gruposde referência. Descreva concretamente o que se entende por: grupo de pertença (ou grupo de referência real), grupo de referência aspiracional e líderes de opinião.
Inseridas nas variáveis sociais do comportamento do consumidor inserem-se os grupos de referência, os quais, segundo Churchill e Peter (2000, p.160) “são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e oscomportamentos do consumidor”. Podem-se decompor em positivos e negativos que, respectivamente, acabarão por influenciar o consumidor a comprar um determinado produto ou a fazer o comprador odiá-lo.
Segundo Kotler (1998, p.164), existem os grupos de referência positivos “primários” (ou reais) e os “secundários” (ou aspiracionais). Os grupos primários são então constituídos por família, colegas detrabalho, vizinhos e amigos, ou seja, grupos informais a que pertencemos e com quem interagimos continuamente. Os grupos secundários, por outro lado, são constituídos por religiões, profissões e grupos aos quais esperamos pertencer, sendo mais formais e exigindo menos interacção.
“Os profissionais de marketing tentam identificar os grupos de referência dos clientes-alvo. Contudo, o nível deinfluência de um grupo de referência varia entre produtos e marcas”, citando Kotler (2000). É importante saber que os grupos não dizem directamente aos consumidores o que comprar ou não, mas são os compradores que se deixam influenciar pela opinião do grupo, para se integrarem no mesmo ou apenas por se preocuparem com a opinião do grupo sobre si.
Relativamente a líderes de opinião, são os que têmcapacidade de influir no comportamento de outros logo, distingue-se uma certa hierarquia na estrutura interna do grupo. Caracterizam-se pelo seu entusiasmo, inteligência e auto-estima elevada, são os que fixam as normas do grupo tanto em conhecimentos como pelas atitudes de domínio e reconhecimento público.

2.2. Explique o conceito de classes sociais. Indique os factores que permitem identificaruma classe social.
As classes sociais, segundo Kotler (1998, p.163), “são divisões relativamente homogéneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros partilham valores, interesses e comportamentos similares”. A posição social de um indivíduo vai desde a classe mais baixa (os que têm poucos factores sócio-económicos desejados) até à classe mais alta, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Publico alvo do marketing
  • Marketing de Relacionamento e o Público-alvo
  • Marketing Publico Alvo
  • Pesquisa de público-alvo marketing
  • Pesquisa de Marketing
  • Público alvo
  • Público alvo
  • Publico alvo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!