Marketing e informática

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
MARKETING E INFORMÁTICA

Scheila Rúbia Kretzer
Prof. Luiz Henrique Schiefler Kobarg
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração - Marketing/MKT 11 – Informática Básica
29/04/11

RESUMO

O conteúdo apresentado no trabalho se refere à relação entre o marketing e a Internet o E-Marketing, mostrando as vantagens que ele trás em relação ao marketing tradicional e osbenefícios da internet para o comércio.

Palavras-chave: E-Marketing, Internet, Marketing.

1 INTRODUÇÃO

Marketing é basicamente o conjunto de técnicas utilizadas para a distribuição e comercialização de produtos entre diferentes consumidores, com a finalidade de mostrar um produto que satisfaça as exigências do consumidor. Divulgar esse produto de uma maneira rápida, a um nível mundial e coma possibilidade de manter um contato simultâneo com o cliente ou produtor foi à possibilidade criada com a invenção da internet. No trabalho se mostra essa vantagem e a evolução do Emarketing através dos anos.

2 PRINCÍPIOS DA INTERNET NO MARKETING

A internet surgiu em meados dos anos 1990 nos Estados Unidos e 1996 no Brasil. O surgimento de um meio extremamente rápido de comunicação provocoualterações profundas na maneira do comércio e do marketing das empresas. No fim dos anos 90, empresas de apenas uma década conseguiram lucros superiores a empresas centenárias, pelo simples fato de usar a internet como meio de divulgação de seus produtos e serviços.
A criação da internet não facilitou só a vida de empresas, mas também, facilitou aos consumidores a achar mais opções de mercado,sendo assim, a implantação da internet trouxe sim, muitos benefícios para a maioria das empresas, mas também, aumentou a disputa no mercado de trabalho, aumentando a oferta no mercado.
Pesquisa realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (www.camara-e.net), em parceria com Internet Business Boucinhas & Campos (www.iboucinhas.com.br), que atua na prestação de serviços de consultoria emInternet, e com a Universidade de Brasília (UnB), sob supervisão geral da Universidade de Sheffield, do Reino Unido, mostra o quanto as empresas estão preparadas para a Economia Digital e o quanto elas se preocupam com a tecnologia, hoje, no Brasil. Realizada simultaneamente em 50 países do mundo, o estudo foi feito com 51 empresas com atuação no país. Nesta pesquisa, 43% dos entrevistadosafirmaram ser “imperativo” o grau de importância das empresas somente investirem em sistemas de e-business que irão atender e desenvolver suas necessidades de negócios, e 65% afirmaram ser também “imperativo” o grau de importância das empresas adotarem uma abordagem total de sistemas para e-business (isto é, considerarem todos os aspectos da nova forma de trabalhar gerada pelo e-business e não somenteaspectos tecnológicos).

3 E-MARKETING

O E-marketing é o marketing de produtos e serviços pela internet.
O conceito do E-marketing são os esforços que as empresas têm para divulgar, comunicar, informar e principalmente vender seus produtos ou serviços pela internet. Hoje em dia o E-marketing já não é algo de difícil acesso, empresas de pequeno e médio porte, também podem divulgar seus produtospela internet, já que seus custos são relativamente baixos e não há um determinado limite para a quantidade de produtos em que se pode divulgar. Através da internet, as empresas podem ter um eficaz e rápido canal de vendas e informação com um alcance geográfico praticamente ilimitado, para a divulgação de seus produtos e divulgação.
O E-marketing tem como base o e-commerce (Comércio eletrônicovia internet).
Mesmo sendo algo muito comum o E-marketing ainda não é utilizado por todas as empresas e demais sistemas envolvidos com o comércio, ele ainda está num processo de crescimento e de adaptação, pois com o atual processo de modernização que vamos passando, temos que cada vez mais ampliar nossa visão e “ceder” a modernização para não ficar para trás nessa constante evolução industrial....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Informática Marketing
  • Informatica- plano de marketing
  • Pim i
  • Uma análise das estratégias de marketing digital das empresas de informática sobre os jogadores on-line.
  • informatica
  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!