Marketing Teen

Páginas: 8 (1862 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Mercado Teen
A grana é curta, e nem sempre o objeto de desejo “cabe na mesada”, mas o potencial de consumo e de formação de opinião dessa galera promete. Conectados, inconstantes, imediatistas, conservadores ou impulsivos? São muitos os estereótipos que podem ser relacionados a essa fase da vida na atualidade. No entanto, para identificar as oportunidades desse mercado é preciso ir além dosrótulos e falar de perto com eles – bem ao gosto adolescente.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam a existência de aproximadamente 37 milhões de crianças e jovens entre 8 anos e 18 anos no Brasil. Números do Censo 2010 revelam que os homens já são maioria entre os brasileiros que tem de 1 a 19 anos. O levantamento também aponta que boa parte dessapopulação assume responsabilidades cada vez mais cedo: quase 661,2 mil pessoas entre 15 e 19 anos e outras 132 mil entre 10 e 14 anos são as responsáveis por seus próprios domicílios. O termo mais conhecido quando se fala em adolescência é a chamada geração Z, composta pelas pessoas nascidas a partir de 1995.
Como o adolescente se relaciona com as marcas? Quais são as influências que predominam naescolha dos produtos? Não existem respostas prontas para essas questões, uma vez que esse relacionamento tem determinadas características que são inerentes ao tipo de produto ou serviço direcionado a ele. A influência exercida pela família, pela publicidade ou pelo círculo de amizades (amigos com os quais o adolescente conviva no ambiente real ou virtual) tem pesos diferentes, que variam deacordo com o segmento.
No caso de artigos de higiene e beleza, há uma clara diferença de comportamento entre meninas e meninos. Elas começam a utilizar esses produtos mais cedo. Uma garota de 17 anos que tenha renda própria (oriunda de mesada ou de seu trabalho) já compra seus shampoos, desodorantes e itens de maquiagem. Já os rapazes, como apontam os especialistas, demoram mais para realizar essetipo de compra, deixando a tarefa a cargo das mães. Nessas categorias de produtos, a maior influência para a adesão à marca vem das campanhas publicitárias, seguida pelos amigos e pela família.
Os adolescentes adotaram redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, como uma carta de apresentação [...] e nelas escolhem expor seu perfil físico ou nuances de caráter, pois acreditam que conseguirãoatingir o status de celebridade e, assim, conquistar mais amigos e ser aceitos pela sociedade. Portanto, o consumo de marcas de higiene e beleza é [...] essencial para essa geração, pois estas são ferramentas para sua expressão.
As diferenças entre a atual geração de adolescentes e a anterior, é que atualmente é mais importante ter acesso ao computador, ao i-pod etc. do que adquirir o CD, porexemplo. No que se refere ao setor cosmético, a boa comunicação visual é essencial. E isso não mudou por causa da internet. O que mudou depois da internet foi a influência que ela exerce na adoção do produto.
Quando se analisa o comportamento adolescente em relação ao consumo de produtos cosméticos, é preciso ter em mente que o Brasil tem algumas peculiaridades em relação aos conceitos de higiene ebeleza. Para os brasileiros, estética e higiene compõem um sistema contínuo, o que não acontece em países da Europa e nos Estados Unidos, onde esses conceitos podem caminhar separados. Lá ninguém se arruma e se maquia estando há dois dias sem tomar banho. Isso é inconcebível. Deve-se prestar muita atenção a essa relação íntima entre beleza, higiene e bem-estar. A menina brasileira usa maquiagem parauma boa aparência e reconhece o prazer da higiene, do bem-estar e do conforto físico.
A tendência é de aumento no consumo de itens de beleza, como maquiagens, fragrâncias e produtos para cabelos.As meninas estão cada vez mais maquiadas e de unhas pintadas. A vaidade começa cada vez mais cedo. O ato de se maquiar ou pintar as unhas também tem crescido mais por aumentar a vaidade e mais por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEEN
  • Teen dating
  • Moda teen
  • Teen wolf
  • Teen Wolf
  • Mitologia (teen wolf)
  • Sabonete liquido face teen
  • Planejamento e organização de um evento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!