Marketing Politico VS Marketing Eleitoral

Páginas: 13 (3125 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014

Objectivos

Geral:
Compreender a relevância do Marketing Político e do Marketing Eleitoral, na eleição de um candidato político.


Específicos:
Conceituar o Marketing Político e Marketing Eleitoral;
Descrever o Marketing Político e o Marketing Eleitoral;
Demostrar as estratégias do Marketing Político e Marketing Eleitoral;











Introdução
Marketing é uma palavrabastante recente, usada para designar uma série de processos que visa garantir o maior grau possível de satisfação para as necessidades dos consumidores e dos vendedores através de um processo de troca. Historicamente, o marketing ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial, na medida em que a tecnologia permitiu ao homem produzir em escala industrial um grande número de bens e consumo.
A função domarketing é compreender e estimular os desejos e as necessidades dos indivíduos, desenvolvendo produtos ou serviços que atendam a essas necessidades e comunicando sua existência à sociedade.
Este processo é bastante amplo, dividido em uma série de etapas e tarefas complexas, algumas das quais, por serem mais visíveis, tendem a atrair maior atenção por parte do grande público ou daqueles que seiniciam no assunto.
Marketing é um conjunto de acções, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc. (Dicionário Electrónico Houaiss da Língua Portuguesa)









Conceitos
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino ”communicare” que significa, partilhar, participar algo, tornarcomum.
É um processo de interacção social através dos símbolos e sistemas que produzem como parte da actividade humana, que implica a interacção e a posição comum de mensagens com significados, através de diversos canais e meios para influir de alguma maneira, no comportamento de, uma organização e desenvolvimento dos sistemas sociais. (queconceito.com.br/comunicação).
O Marketing Político é umconjunto de técnicas e procedimentos que tem como objectivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível. (www.ppspr.org.Marketing-Politico).
Marketing Politico, No contexto político, o marketing é definido como a arte de informar e comunicar com o eleitor; orientar e direcionar a ideia dopartido, candidato e governo, em função das necessidades identificadas; é definir o seu público e satisfazê-los; é potencializar relações duradouras com os eleitores. Enfim, é o ajustar das medidas às necessidades do estado e da sociedade, aos anseios dos cidadãos, no sentido de servi-los, aproximando o governo dos governados.
Shama (1976) define Marketing Político como sendo “ o processo pelo qualcandidatos e idéias políticas são dirigidas a eleitores a fim de satisfazer suas necessidades políticas e, dessa forma ganhar seu apoio para o candidato e ideias em questão” .
Para Lindon (1976), Marketing Político é “ um conjunto de teorias e métodos de que se podem utilizar as organizações políticas e poderes públicos, ao mesmo tempo para definir seus objetivos e programas e parainfluenciar o comportamento de seus cidadãos”.
O Marketing Político é aplicação do marketing em um mercado específico, surge como uma das formas mais importantes de entender o comportamento das variáveis políticas e seus impactos nas estratégias do candidato junto ao seu eleitorado. Figueiredo (2000: 14):
“O Marketing Político é um conjunto de técnicas e procedimentos cujo objetivo é avaliar,através de pesquisas qualitativas e quantitativas, os humores do eleitorado, para, a partir daí, encontrar o melhor caminho para que o candidato atinja a maior votação possível”.
O Marketing Eleitoral, “O marketing eleitoral consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade, construindo uma imagem do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing politico eleitoral
  • Marketing político e eleitoral na web
  • Marketing político e campanha eleitoral
  • Midias sociais, o novo nicho eleitoral do marketing político
  • Marketing politico: propaganda eleitoral no processo de decisção do eleitor
  • Marketing Eleitoral
  • Marketing eleitoral
  • Marketing eleitoral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!