Marketing Político

Páginas: 15 (3613 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - Curso de Especialização “Lato Sensu” em Marketing e Comunicação.




COMPORTAMENTO DO ELEITOR – UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MARKETING POLÍTICO E O MARKETING COMERCIAL1


Joice Félix2
Otto Herman3


RESUMO


Estudos sobre o comportamento do eleitor e marketing político vem sendonegligenciado no Brasil. Isso se prova pela escassez de trabalhos acadêmicos realizados sobre esse tema, especialmente no âmbito da Administração Pública. A maior parte das pesquisas são realizadas com base no marketing gerencial. Esse estudo pressupõe que o marketing político é uma ferramenta utilizada para influenciar o eleitor e que a escolha política é uma decisão eminentemente racional. Esse estudopassa pela compreensão da incapacidade de separar razão e emoção durante o processo de formação de preferências do eleitor. Este artigo tem o objetivo de realizar uma breve revisão de estudos realizados sobre o comportamento do eleitor, apontando outras perspectivas possíveis para o desenvolvimento da área.

Palavras-chave: comportamento do eleitor, marketing político, emoção e racionalidade.____________________
Título do Artigo Científico.
2Aluno do Curso de Especialização em Marketing e Comunicação.
3Professor e Orientador/Mestre em Administração UFMG/2006.

1. INTRODUÇÃO


Os estudos que abordam o comportamento do eleitor são escassos, algumas áreas, principalmente as Ciências Sociais e Políticas, esforçam-se para entender o eleitor, bem como suas escolhas e dinâmicade comportamento político.
Entender como o cidadão faz suas escolhas em relação à política é um dos grandes objetivos do marketing político. Os estudos se baseiam da seguinte forma: o eleitor é facilmente manipulável pelas campanhas políticas; as campanhas podem determinar o resultado de uma eleição e o político é encarado como um produto que pode ter a sua embalagem e o seu conteúdo mudados aqualquer momento para ser reposicionado, diminuindo assim a importância do próprio processo político.
A proposta desse artigo é fazer um levantamento sobre o que vem sendo estudado sobre o comportamento do eleitor, focando na influência dos fatores externos, pretende-se também, questionar a afirmação de que a escolha do eleitor elimina as questões emocionais e se apegam apenas nas racionais.
OMarketing tem muito a oferecer para este estudo e sua visão múltipla poderá trazer benefícios para uma maior compreensão do tema.
A seguir se apresentará um referencial teórico mostrando um breve histórico da origem da utilização do marketing político no Brasil para depois se analisar a relação existente entre marketing político e de empresas e breve explanação sobre o marketing político eeleitoral.
Estes conceitos são importantes para chegar ao verdadeiro objeto de interesse: o comportamento do eleitor e sua relação com o voto. Pensa-se que os estudos existentes não contemplam a dimensão do eleitor e a sua relação com o voto.








2. HISTÓRICO E CENÁRIO ATUAL


Ao contrário da prática democrática, o marketing político no Brasil não é muito recente. De acordo com Queiroz(1998), conceitos de marketing político vêm sendo usados no Brasil desde a década de 40 nas campanhas eleitorais, como a de Getúlio Vargas que ganhou o codinome “pai dos pobres”, construída pelo Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Estadonovista; a de Jânio Quadros com o tema da “vassourinha” que significava a limpeza da sujeira na política do governo federal e João Goulart com oconceito de “presidente bossa nova”.
Todos esses temas tiveram um objetivo bem determinado. O “pai dos pobres” ligava Getúlio Vargas à proteção aos menos favorecidos, o mesmo precisava contar com o apoio dos trabalhadores para alcançar seu alvo que era a industrialização. A figura de “presidente bossa nova”, assumida por João Goulart, explicitava a modernidade que almejava imprimir na direção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing politico
  • Marketing Politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!