Marketing Político

Páginas: 3 (682 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
MAQUIAVEL

2. Como Maquiavel considera a atuação política do povo e a reação do Príncipe.
Poder-se-ia dizer que o poder do Príncipe surge para apascentar o conflito entre o povo e os poderoso,no ponto de vista do autor. O povo escolhe ou reconhece um líder para lhes defender da elite, desejos de oprimí-lo. Esse líder pode ser um integrante do povo ou da elite, já que, por vezes, o povoaceita um Príncipe entre a elite para defende-lo dela, e, por outras, esta escolhe um entre o povo, para apaziguá-lo, já que ele é maior do que ela numericamente.
O poder garantido pelo apoio do povo éo mais fácil de se manter para o Príncipe, segundo Maquiavel, se ele não contar com ele somente. O povo agradado e protegido por um Príncipe lhe servirá de fundamento sólido. E agradar ao povo não étarefa custosa, de acordo com o autor, já que seus desejos são simples: não ser oprimido.
O Príncipe cujo poder emana do povo é facilmente mantido, mas aquele cujo principado surge dos poderosos deveatentar-se em agradar e proteger o povo. Se este último assim o faz é ainda mais querido pelo povo, já que o bem feito por quem não se espera produz mais estima e agradecimento do que o bem jáesperado.

3. Quais as qualidades que o Príncipe deve ter para conservar o poder?
Um Príncipe chega ao poder por virtude, fortuna ou uma combinação dessas duas forças. Para conservar seu poder,entretanto, deve se portar como leão e raposa, em um só tempo, como metaforiza Maquiavel. Forte e bélico, como Leão, e astuto, como a raposa.
O Príncipe deve ter um espírito flexível, adaptando-se àsconjunturas, podendo ser bom – o que Maquiavel considera como preferível – ou mau. Ele precisa pelo menos parecer ter esses atributos. Seus súditos, além disso, devem vê-lo como clemente, leal, brando, retoe, sobretudo, religioso. Para manter o poder, o Príncipe precisa assemelhar ser o que é mais conveniente nas determinadas situações.

ROUSSEAU

2. O que o homem perde e o que ganha na passagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing Político
  • Marketing politico
  • Marketing Politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!