Marketing público e social - cruz vermelha

Páginas: 7 (1620 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2013
Marketing Público E Social

Cruz Vermelha

ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO 2
2.CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL 3
3.CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - LEIRIA 3
4.MARKETING SOCIAL 4
5.CONCLUSÃO 8
6.BIBLIOGRAFIA 9
7.WEBGRAFIA 9

1.INTRODUÇÃO

No âmbito da unidade curricular, Marketing Público e Social, será realizado um trabalho sobre a Cruz Vermelha enquadrada no tema Marketing Social.
A CruzVermelha é uma instituição reconhecida, nacional e internacionalmente, por todos nós. É nesse sentido, que se considerou interessante retratar esta organização, numa perspectiva de Marketing social.
Inicialmente, irá ser feita uma pequena exposição do fundador da Cruz Vermelha Internacional, a data do nascimento desta, bem como o propósito da sua existência. Será ainda feito uma breve referência àCruz Vermelha Portugal, como introdutória à delegação de Leiria.
Seguidamente, será descrito o que é efectivamente Marketing Social, a evolução da importância deste nas organizações, assim como alguns requisitos necessários para que seja eficaz. Relacionar-se-á o Marketing social com a Cruz Vermelha, ou seja, o porquê desta instituição sem fins lucrativos poder ser encarada como uma organização quefaz Marketing Social.
Por último, serão apresentadas acções realizadas pela Cruz Vermelha de Leira, nesta cidade e algumas propostas que esta poderia executar para que o seu trabalho fosse mais divulgado junto dos leirienses.

2.CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL

A Cruz Vermelha Internacional (CVI) iniciou-se em 1863, pelas mãos do suíço Jean Henry Dunant e encontra-se sediada em Genebra, Suíça.A CVI é uma instituição sem fins lucrativos, que se destina a auxiliar vítimas de guerra e de catástrofes naturais. Este apoio é prestado por uma vasta equipa de médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, etc., que direccionam toda a ajuda àqueles que dela precisam, sem discriminações, independentemente da nacionalidade, religião, estilo de vida ou estatuto social.

Estainstituição divide-se em duas entidades: Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FISCVCV), órgão responsável por actuar em situações de catástrofes por causas naturais e antropogénicas e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que tem por objectivo oferecer protecção e assistência aos prisioneiros de guerra, às vítimas de guerras, bem como naçõescujo Estado não respeita os Direitos Humanos.

3.CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - LEIRIA

A Cruz Vermelha Portuguesa, instituição humanitária, não governamental e de utilidade pública, desenvolve a sua missão em obediência aos Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha, adoptados por unanimidade na XXª Conferência Internacional da Cruz Vermelha de 1965.
Sendo eles:
* Humanidade: auxiliar na vida esaúde das pessoas e lutar para que haja compreensão, respeito e paz entre todos no mundo;

* Imparcialidade: socorrer todas as pessoas sem distinguir raças, religiões, partidos políticos ou condições sociais;
* Neutralidade: em situações de guerras ou confusões, actuar sem tomar partido de um lado ou país, religião ou partido, procurando ajudar todos sem distinção;
* Unidade: A CruzVermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma sociedade que desenvolva a sua acção a todo o território nacional;
* Independência: é independente de qualquer país, partido político, raça ou religião.
* Voluntariado: prestar socorro sem qualquer interesse e de forma voluntária;
* Universalidade: a Cruz Vermelha é uma instituição universal, encontrando - se por todo o mundo.

ACruz Vermelha, teve inicio com a assinatura da primeira Convenção de Genebra, pelo representante português, médico e militar Dr. António Marques. Está instalada em diversos países, entre os quais Portugal, em vários pontos do país.
As atenções estarão focadas na delegação da Cruz vermelha de Leiria, bem como nos apoios por esta prestada à cidade, a fim de explicar o porquê do enquadramento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • A cruz vermelha
  • Cruz Vermelha
  • Cruz Vermelha
  • Cruz Vermelha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!