MArketing no futebol

Páginas: 25 (6136 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
A Gestão de Clubes de Futebol – Regulação, Modernização e Desafios para o Esporte no Brasil
O artigo está na revista “INTERESSE NACIONAL” que já circula com outros temas tratados com a mesma profundidade:
A Gestão de Clubes de Futebol – Regulação, Modernização e Desafios para o Esporte no Brasil
Por MANOEL HENRIQUE DE AMORIM FILHO e JOSÉ ANTONIO FELGUEIRAS DA SILVA*
No mundo, o futebol éconsiderado um grande negócio, que apresenta crescimento contínuo e valores vultosos de receitas com patrocínio, salários de atletas e rendas de jogos divulgados amplamente nos meios de comunicação. Observam-se, ao longo do tempo, diversas transformações no ambiente das organizações esportivas que têm influenciado suas formas de gestão. A modernização que se espera para o futuro dos clubes quecomandam o futebol profissional deve influenciar os vários níveis organizacionais dessa indústria de lazer e, principalmente, um melhor entendimento dos seus verdadeiros papeis social e econômico.
Analisando o ranking divulgado pelo Banco Mundial do Produto Interno Bruto (PIB) de 150 países, em 2009, o Brasil se encontra em oitavo lugar, posição esta que retrata fielmente o bom desempenho da economiano século XX. De forma similar, o País tem papel destacado no cenário do futebol mundial, tendo conquistado o maior número de títulos em copas – cinco no total – além de uma série de outros títulos internacionais. Observa-se, entretanto, um elevado grau de fragilidade econômica e financeira nos demonstrativos financeiros dos principais clubes do futebol brasileiro, característica esta que não seharmoniza com o potencial econômico e a força do futebol. Segundo Leoncini, “os clubes de futebol se vêem diante de uma situação inusitada: por um lado, a pressão social revestida pela Lei Pelé; por outro, a situação financeira da maioria dos clubes brasileiros (endividados e sem caixa) assume caráter simbólico de ineficácia administrativa e desvalorização de seu produto ou marca”.
Este artigoapresenta o processo histórico da regulação aplicável ao futebol brasileiro, discute as principais fontes de renda dos clubes, as dificuldades de controle de custeio, algumas proposições para otimização da performance financeira, e a inépcia administrativa refletida na estrutura organizacional dos conselhos. A conclusão evidencia o diagnóstico sobre a sustentabilidade e contempla recomendações paramelhoria da gestão dos clubes de futebol no Brasil.
Evolução Histórica da Regulação no Futebol no Brasil
A partir de 1933, o futebol brasileiro foi alvo de sua primeira grande transição, quando o amadorismo foi gradativamente substituído pelo profissionalismo dos atletas. Inserida no escopo de uma legislação trabalhista que passaria a vigorar em praticamente todos os setores da economia, durante ogoverno de Getúlio Vargas, foi criada, então, a profissão de jogador de futebol.
Apenas em 1938, o profissionalismo foi amplamente adotado pelos principais clubes brasileiros sob o comando da então denominada Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Esta foi criada como resultado de uma fusão entre a primeira versão da CDB – que representava os interesses dos clubes amadoristas – com aFederação Brasileira de Futebol – que representava o profissionalismo de outras organizações. Em 1941, foi criado o Conselho Nacional do Desporto, quando o Estado brasileiro assumiu de forma explícita a gestão do futebol.
A primeira Lei que tratou de forma mais direta a relação clube-jogador foi a “Lei do Passe” (Lei n.º 6.354/76). Esta garantia aos clubes formadores de atletas a possibilidade deusufruir o direito econômico sobre estes, ou seja, o clube poderia transacionar um atleta mesmo após o término do contrato de trabalho.  Por se tratar de um bem para a instituição, o clube poderia alienar o direito sobre o jogador, para honrar os custeios, ou sanar dívidas. Porém, este poder sobre o destino de atletas não trouxe necessariamente boa saúde financeira aos clubes. Naquela época, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing no futebol
  • Mix e Marketing Museu do futebol
  • Marketing esportivo futebol
  • arbitro de futebol x marketing
  • Desenvolvimento do Marketing no Futebol Potiguar
  • Marketing no Futebol Brasileiro
  • marketing esportivo no futebol
  • Marketing no pais do futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!