MARKETING NA GASTRON MIA

1481 palavras 6 páginas
MARKETING NA GASTRONÔMIA
Os atletas, os empreendedores e os consultores profissionais
(Como e porque contratar uma consultoria especializada em gestão de restaurantes)
Sergio Frota1
Recentemente fiz uma viagem de trabalho para Mucuri, uma pequena cidade localizada no extremo sul do litoral da Bahia, onde funciona a fabrica de celulose e papel Bahia Sul do Grupo Suzano. Ainda neste ano, a Bahia Sul vai aumentar sua produção, passando de 600 mil de toneladas por ano para 1,8 milhão por ano.
Nessa viagem, fui almoçar no restaurante Della Minas onde comi uma bela peixada e conheci o proprietário, o Ivan, que há alguns anos estava cansado de ser executivo da Fiat Allis, em Belo Horizonte, e tinha um sonho na cabeça: "Queria mudar de vida. Queria ter um restaurante numa cidade praia". Ele e a esposa encontraram a solução em Mucuri, que tem picos de movimento na temporada de turismo, se mantém com algum movimento fora de temporada e agora deverá ter um grande crescimento com a ampliação da Bahia Sul.
Eles montaram o restaurante e vivem bem, mas agora sentem falta de conhecimento específico. Reconhecem que cometeram erros na montagem e que também cometem na operação. Sentem falta de um assessoramento específico e acreditam que, com a devida orientação, poderiam conseguir resultados bem melhores. Percebem, hoje, que ter um sonho é fundamental para iniciar e tocar um negócio até mesmo com sucesso, mas nem sempre é suficiente para atingir a melhor performance do negócio. O sucesso depende também de muito trabalho e conhecimento.
O sonho, o ideal ou grande desejo, têm muita importância em nossas vidas. Quando temos um sonho, temos um motivo para caminhar na direção da sua realização. O sonho é a mola propulsora da realização. O escritor Paulo Coelho prega que o mundo conspira a nosso favor quando temos o firme propósito de realizar um sonho, nos preparamos para isso e tomamos as devidas atitudes para colocar nosso plano em ação.
O líder afro americano Martin Luther King

Relacionados

  • Bar cafeteria
    27502 palavras | 111 páginas