Marketing Infantil

Páginas: 47 (11589 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica de um trabalho monográfico tem por finalidade demonstrar os marcos teóricos que fundamentam um trabalho. Dentre os inúmeros estudiosos do marketing, tema gerador deste estudo, foram abordados aqueles cujas pesquisas mais se identificaram com este estudo de caso.

Capítulo 1. MARKETING

1.2 - CONCEITO E HISTÓRIA DO MARKETING

Se faznecessário conhecer a evolução do marketing para melhor entender o seu posicionamento atual no mundo globalizado. Segundo Pinho (2001, pág.19), o termo marketing começou a ser empregado nos Estados Unidos em princípios do século XX. Em 1930 foi fundada a American Marketing Association (AMA), entidade dedicada a congregar os profissionais para o desenvolvimento das atividades do setor. Na época, asuniversidades norte-americanas ofereciam os primeiros cursos de marketing, enfocando técnicas de distribuição, de vendas e de pesquisa de mercado.
No Brasil, o marketing chegou a partir dos anos 50, trazido pelas multinacionais norte-americanas e européias que aqui se instalavam. Encarado inicialmente como uma panacéia para todos os males, uma verdadeira mágica para a solução de problemas, otermo marketing não teve na língua portuguesa uma tradução com a abrangência e a amplitude que ele possui. PINHO 2000.
Marketing é uma palavra em inglês derivada de Market que significa mercado e bastante utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Todos, enquanto indivíduos realizam atividade de marketing com o objetivo de conseguir das outras pessoas uma ação ou reação como:atenção, interesse, divulgação. Somente consegue-se alcançar o desejável se o que é mostrado despertar, nos demais, interesse com valor.
Segundo Las Casas, para maior simplificação pode-se considerar a evolução do conceito a partir de mudanças na ênfase da comercialização, que basicamente passou por três fases.

- Era da Produção: nesta etapa, a demanda era maior que a oferta. Os consumidoresestavam ávidos por produtos e serviços. A produção era quase artesanal. Como a Revolução Industrial apareceram as primeiras indústrias organizadas aplicando a administração científica de Taylor.

- Era de vendas - 1930 : nesta época começaram a surgir os primeiros sinais de excesso de oferta. Os fabricantes desenvolveram-se e produziram em série. Portanto, a oferta passou a superar a demanda eos produtos acumulavam-se em estoques. Algumas empresas começaram a utilizar técnicas de vendas bem mais agressivas e a ênfase na comercialização das empresas dessa época era totalmente dirigida às vendas.

- Era do marketing -1950 : a partir de 1950, os empresários passaram a perceber que vendas a qualquer custo não era uma forma de comercialização muito correta. As vendas não eram constantes.O mais importante era a conquista e a manutenção de negócios a longo prazo, mantendo relações permanentes com a clientela. Por isso, nessa época passou a existir uma valorização maior do consumidor. Todos os produtos deveriam ser vendidos a partir da constatação dos seus desejos e necessidades. O cliente passou a dominar o cenário da comercialização como um dos caminhos para a obtenção demelhores resultados. Estava determinado o conceito de marketing, em que o consumidor passava a ser considerado o "rei".
Dentre os inúmeros conceitos e definições atribuídos ao marketing, pela literatura mercadológica, pode-se descrevê-lo tendo por base a sua gestão, como sendo análise, a implementação e o controle de programas para criar, construir e manter trocas benéficas com os compradores alvo,com a finalidade de alcançar os objetivos organizacionais.
Kotler (2000, p.57) define:

Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade. Especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing infantil
  • Marketing infantil
  • Marketing infantil
  • Marketing Infantil
  • Plano de Marketing
  • Ética e marketing infantil
  • Marketing para o publico infantil
  • Marketing Infantil entrega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!