Marketing estratégico

Páginas: 22 (5399 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Revisão
“O Marketing serve para satisfazer as necessidades (relativo ao gosto, pois se tem público, atende a uma necessidade) dos clientes, com lucro (na maioria dos casos se refere ao dinheiro, porém pode se referir a uma idéia ou ideologia), num relacionamento de longo prazo” (Kotler) não só clientes, mas os stakeholders também (menos a concorrência)
O conjunto dos possíveis clientes de umaempresa forma o mercado. Há dois tipos de mercado:
* Consumidor Final (pessoa física) B2C
* Instituições (pessoa jurídica) B2B Apenas quando é componente, insumo, equipamento ou matéria prima do produto da empresa compradora
Ex.: Pirelli é dividida em 2 departamentos, um para o consumidor final, que conta com um vendedor intermediário; e outro para o mercado institucional, que vendeem larga escola para concessionárias e fabricantes de carros.
(OBS.: Mercado é unicamente classificado pelo consumidor final ou instituição, portanto o mercado do fabricante de balas, por exemplo, não é o atacadista, nem o varejista (intermediários) e, sim, o consumidor final A ponta da cadeia) Ex.:
* A relação do sorveteiro, se usar o sorvete da KIBON para fazer os seus milk-shakes, é B2B;no entanto, se vendê-los diretamente, a relação não é integralmente B2B – faz um mero papel de intermediador

* O hambúrguer que a sadia oferece para a padaria pode ser uma relação B2B se o hambúrguer for utilizado para fazer um lanche próprio; se o hambúrguer vier já pronto e a padaria apenas revendê-lo, a padaria é o intermediário de uma relação B2C

* O espectadores das novelas daGlobo são o público de interesse (STAKEHOLDERS), assim como os cursinhos e os colégios para faculdades como a ESPM. O mercado da globo é formado por empresas (anunciantes).

O consumidor final pode ser atingido por uma estratégia que visa uma, duas ou todas as categorias da tríade: o PAYER; BUYER; USER
Segmento Parte dos clientes
Nicho Uma parte do segmento
O marketing atende não a uma únicamas a um conjunto de necessidades que estão em constante mudança (por faixa etária por exemplo), podendo variar de acordo com o gênero, origem, lugar, momento histórico, cultura, religião, filosófica, sociológica, econômica, antropológica entre outros. Essas necessidades são fruto do conjunto de valores pessoais.
-------------------------------------------------
O valor percebido está sobre o emdinheiro, portanto o marketing é um processo que potencializa GAP’s (a diferença entre o valor percebido e o em dinheiro) de valor O valor que o Nescau vende não é o achocolatado em pó e, sim, a “energia que dá gosto”.
-------------------------------------------------

Introdução ao pensamento estratégico
Pensamento mercadológico (1ª parte) Pensamento estratégico
(pensar mercadologicamenteé pensar estrategicamente, porém o inverso é falso)

Uma estratégia pressupõe um objetivo e resulta em algum tipo de ação. Os objetivos podem ser de origem (todos têm um propósito quantitativo)
* Quantitativo: Numérico, lucro
* Qualitativo: criar uma imagem da marca
As ações são feitas através de:
* Promoção de vendas
(Ex.: Uma estratégia de intensificação de uso, pressupõe umobjetivo de aumento das vendas em x% e resulta em uma promoção de venda)

Para um mesmo objetivo, é possível ter diversas estratégias distintas, portanto ela é inacabada, ambígua pode existir outra) e desestruturada (pode ser modificada no meio do processo)

As estratégias possuem vários níveis:
* Empresarial (Holding) – Onde competir, onde atuar no mercado? ( O Grupo pão de açúcar)
* DaUEN (Unidade de Estratégica de Negócio – a empresa) – Como competir nesse mercado? (O Extra e o Pão de Açúcar são empresas da Holding)
* Posição de baixo custo atingir preços mais baratos por ter custos menores (concorrência de supermercados por exemplo) – (Extra)
* Oferta de valor vende pelo valor percebido (a ESPM, Apple e outros fazem a oferta de valor) – (Pão de Açúcar)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing Estratégico
  • marketing estrategico
  • Marketing Estratégico
  • Marketing estrategico
  • Marketing estratégico
  • Marketing estrategico
  • MARKETING ESTRATEGICO
  • Marketing Estratégico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!