MARKETING ESPORTIVO

11422 palavras 46 páginas
RESUMO
O principal objetivo deste trabalho é analisar o faturamento anualmente dos maiores clubes brasileiros. Apresentar a influência e a contribuição do marketing para o clube de futebol, mostrando os benefícios já proporcionados a diversos times e suas estratégias para consolidar como uma potência do marketing esportivo é a finalidade da presente monografia.

PALAVRAS-CHAVES: Marketing esportivo; futebol brasileiro; futebol mundial; estratégias de marketing.

Sumário

1- INTRODUÇÃO
No futebol atual, o marketing esportivo dentro de um clube de futebol passou a ser visto como praticamente uma obrigação. Grandes equipes do mundo olham o marketing como uma forma de aumentar sua receita e facilitar suas administrações. Quando se pensa em Marketing esportivo nos clubes é comum associar o patrocínio ao futebol. A relação entre clubes e patrocinadores tem sido de maneira satisfatória para o futebol brasileiro. Umas das jogadas de marketing do patrocínio esportivo é na veiculação da marca do patrocinador nas camisas dos clubes de futebol.
Hoje em dia há uma grande valorização devido à importância dada pela mídia, principalmente se o clube for da elite do futebol e tem grande popularidade frente as torcidas. Clubes grandes do futebol representam muito mais do que um simples time, eles representam milhares de torcedores que ligado a sua paixão consumem cada vez mais produtos relacionado ao seu time. Isso se deve num acordo feito pelo patrocinador que fornece todo material esportivo em troca de campanhas da mídia e lançamento de produtos.
Apesar do crescimento do marketing esportivo, o Brasil ainda está longe de ser um sucesso comparado à utilização do marketing em grandes clubes do futebol europeu.
Isso se deve a má administração contábil e financeira de alguns clubes, que não enxergam nos torcedores como fonte de arrecadação. No mercado europeu, o esporte movimenta

Relacionados