Marketing Esporivo um Estudo Sobre o Patrocínio nas camisas dos clubes de futebol

4289 palavras 18 páginas
Marketing Esportivo: Um Estudo Sobre O Patrocínio Nas Camisas Dos Clubes De Futebol

Resumo
O patrocínio tem assumido posição de destaque dentre as ferramentas de marketing esportivo. Com a crescente evolução, empresas entendem esta ação como uma abordagem adequada para melhorar o seu desempenho mercadológico. Este estudo tem como contexto o patrocínio nas camisas dos clubes de futebol. O objetivo do trabalho é identificar os efeitos positivos e também negativos que o patrocínio insurge no futebol, utilizando como referência os patrocínios nas camisas dos clubes de futebol. Como resultado, observamos que inserir uma marca na camisa de uma equipe cria uma relação de cumplicidade da empresa com a performance esportiva e que os efeitos do patrocínio, ainda têm um amplo espaço de crescimento para o futebol se aproveitado corretamente.
Palavras-chave: Marketing esportivo; Patrocínio; Camisas de clubes; Produto Esportivo; Futebol.
1. Introdução
O esporte possui espaço cativo na mídia, especialmente no futebol, bilhões de dólares circulam anualmente, fazendo dele um grande negócio. Em comparação com os clubes brasileiros, os times do futebol europeu se encontram em um nível de evolução profissional muito superior (Edson Roberto Scharf, 2010), alcançado devido ao rompimento de práticas amadoras e a adoção de posturas mais profissionais em sua organização, com ênfase no marketing e nas finanças, Edson Roberto Scharf, 2010 (apud Gonçalves e Silva, 2007).
Uma das ações de marketing mais evidentes em relação ao futebol é o patrocínio. E não levou muito tempo para as empresas anunciantes perceberem a oportunidade dos negócios vinculados a este esporte. Petrobrás, Batavo e Samsung são algumas das empresas de ramos completamente distintos entre si que utilizam o mesmo tipo de mídia para divulgação da sua marca: os times de futebol (Edson Roberto Scharf, 2010).

Este trabalho se propôs a estudar o patrocínio nas camisas dos clubes de futebol e os efeitos positivos e

Relacionados