Marketing em serviço de saúde

Páginas: 16 (3861 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se ao resumo do livro “Marketing na Saúde – Humanismo e Lucratividade”, nos capítulos dois, três e quatro.
Nos dias atuais qualquer setor que queira melhorar sua qualidade de serviços e melhorar o ambiente de trabalho dos seus funcionários e clientes, tem que dar atenção às ações de marketing para melhorar os serviços oferecidos e socializar os ambientes detrabalho. O atendimento humanizado e sempre que possível personalizado é essencial para tornar uma empresa se destaque de suas concorrentes e possa oferecer um serviço que encante seus usuários, o setor de saúde tem obrigação de tratar seus usuários de forma mais humana e que proporcione maior conforto e acolhimento aos pacientes/clientes estão hoje buscando serviços que ofereçam além de agilidade,qualidade, e vantagens, busca também serviços que possuam um diferencial como por exemplo: estacionamento, estrutura física, ambiente confortável, flexibilidade maior de horários.
As estratégias de marketing devem também estar voltadas para a melhoria dos serviços para o cliente interno, este sim, merece atenção inicial das ações para que possa participar de programas de treinamento eaperfeiçoamento buscando sempre oferecer serviços de saúde com mais qualidade. É preciso quebrar o paradigma de hospital é um serviço filantrópico, hoje muitas ações dos hospitais, visa o funcionamento como negócio empresarial que tenha o foco principal não apenas no paciente/cliente, mas, que também deve esta direcionado na busca de retorno financeiro.

1. O MARKETING EM SERVIÇOS DE SAÚDE

1.Marketing em serviços de saúde
Mostrar o lado humano é condição essencialmente básica para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. No atendimento às pessoas e suas doenças, o fator humano deixa de ser condição e passa a ser razão, cerne de uma política administrativa focada no atendimento do paciente.
Estudos recentes feitos por pesquisadores da OPAS – Organização Pan-Americana de saúde (2004) sobre as percepções de pacientes no Hospital Galler, objetivando aferir o grau de satisfação do cliente dos serviços de saúde em várias empresas do setor, deixaram evidente que os programas de Qualidade, certificações ISSO e outros também já haviam atingido as empresas de saúde.
Estamos muito distantes do tempo em que os pacientes eram quietos e submissos. Não ousavam reclamar, muito menosdesafiar com questionamentos, aqueles que lhes prestavam serviços relacionados à sua saúde.
Os atuais clientes de serviços de saúde, instituídos e bem informados, podem fazer julgamento e discriminação a respeito de qualidade em atendimento.
Paciente diplomado significa que ele sabe o que quer e quando quer, conhece os seus direitos e escolhe de quem quer comprar, também em termos de serviços desaúde. Como paciente, ele julga competente para avaliar o nível de atenção que recebe e tem condições de concordar ou não com o tipo de atendimento/tratamento que está recebendo.

2. Foco do cliente no mercado
O paciente dos dias atuais é sofisticado, informado, dispõe de menos tempo e quer conveniência, e ainda, conhece muito bem os serviços de saúde disponibilizados pelo mercado.
Ohospital de hoje tem aparência e atuação diferentes do hospital de “ontem”. Mais do que nunca os hospitais estão sendo administrados como negócios empresariais. Porem não podem esquecer sua missão: curar o doente.
Programas de melhoria de qualidade são implantados, utilizando-se de ferramentas e técnicas para medir a estratégia e, estatisticamente, os resultados dos serviços de saúde ofertados aomercado.
Quanto ao cliente interno, alguns hospitais já mantêm programas de treinamento para profissionais, preparando-os para bem atender o paciente, convencendo-os e sensibilizando-os a tratarem o paciente como indivíduo que tem uma doença, e não como “ o cardíaco do 501”.
Não podem esquecer que hospitais, empresas prestadoras de serviços de saúde e profissionais de saúde não obtêm sucesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os serviços de saúde
  • marketing em saúde
  • Marketing de serviços
  • Marketing de Serviços
  • marketing de serviços
  • Marketing de serviços
  • Marketing de serviços
  • Marketing de serviço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!