Marketing de Guerrilha x Marketing de Emboscada

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
MARKETING DE GUERRILHA.
1) FÁBIO BANDEIRA DE MELLO (Editor da “Revista Administradores”):
Segundo o dicionário Aurélio, guerrilha é a luta armada travada por grupos constituídos irregularmente e que não obedece às normas das convenções internacionais.
O estudioso norte-americano Jay Conrad Levinson definiu semelhanças entre guerrilhas e ações empresariais, criando o conceito de “Marketing deGuerrilha”. O termo sofreu algumas mudanças importantes e integra estratégias de algumas empresas. A utilização deste conceito mostra que criatividade, planejamento prévio e ousadia, juntos, transformam o simples em algo extremamente eficiente.
Para Fábio, é possível aplicar esse artifício de diversas formas. Muitas empresas utilizam a intervenção urbana e utilizam paradas de ônibus emestratégias de ações de marketing de guerrilha. Dessa forma, muitas pessoas passam pelo local, o que torna uma ótima forma de exposição do produto ou mensagem.
A free mídia é a representação da mídia espontânea. Ocorre quando a ação repercute até virar notícia de TV, jornal, revistas, blogs etc. As empresas também buscam fazer o marketing através da performance, ou seja, usando atores e modelos paraabordar ou se aproximar do público com o objetivo de promover a interação com a marca. Também visa trazer uma experiência única aos consumidores e gerar um encantamento.
Uma estratégia de marketing considerada nova no mundo empresarial, é contaminar de forma rápida as pessoas através de sites e redes, visando um aumento exponencial de conhecimento da marca. Para isso, utilizam vídeos engraçados ecuriosos e outras formas de chamar a atenção do público. Um exemplo desta forma de transmissão de informação de forma efetiva é a campanha “Dumb Ways To Die”, utilizada para promover a segurança em trens e metrôs na Austrália. Ao invés de alertar de maneira tradicional, a ideia foi mostrar maneiras estúpidas de morrer na malha ferroviária. O vídeo superou expectativas e alcançou mais de 55 milhões devisualizações no YouTube, além das diversas versões deitas por pessoas de todo o mundo. A campanha atingiu seu objetivo ao reduzir em mais de 30% o número de acidentes.
Outra estratégia importante é feita através do marketing invisível, o qual a empresa se disfarça e se esconde por trás de uma pessoa contratada para opinar positivamente sobre produtos ou serviços. O público não percebe que épublicidade e, assim, a empresa atinge seus objetivos iniciais. Porém, quando o público descobre a estratégia, a ação é muito criticada e a empresa perde credibilidade.
2) BRENDA FERREIRA (Autora do blog “Iniciativa Jr.”):
Para Brenda, o Marketing de Guerrilha se dá pela divulgação feita de maneiras não convencionais, utilizando recursos disponíveis de modo a se criar contato.
Uma das vantagensdesse artifício é o custo em relação aos meios tradicionais de propaganda, como rádio, televisão e jornais. Além da possibilidade do consumidor interagir com a campanha em algumas situações, o que a torna mais dinâmica e eficiente. Se, por um lado, exige maior criatividade e esforço, por outro, traz mais retorno. O mais interessante é a sensação de curiosidade extrema ao ver uma campanha de Marketingde Guerrilha, a qual faz as pessoas esquecerem que é uma forma de divulgação da marca ou produto.
Para se trabalhar com o Marketing de Guerrilha, é ideal ter equipes multidisciplinares, ou seja, a junção de profissionais de diversas áreas para que se possa estudar e selecionar o tipo de campanha que será feita, o local e o público que se tem a intenção de atingir. As opiniões diversificadascolaboram na criação de algo inovador, impactante e diferente.
Um exemplo dessa estratégia vem da empresa Coca-Cola, especializada nesse tipo de campanha. Na campanha “Unlock The 007 In You”, o consumidor precisava enfrentar uma missão: chegar em determinado local em apenas 70 segundos, como o agente James Bond faria. Caso este conseguisse cumprir sua missão, ele ganhava como prêmio ingressos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing de Guerrilha X Marketing de Emboscada
  • marketing de emboscada
  • Marketing de Guerrilha
  • marketing guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de Guerrilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!