Marketing de Guerrilha X Marketing de Emboscada

Páginas: 7 (1705 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Marketing de Guerrilha e Marketing de Emboscada
1- Introdução
A seguir, serão abordados e explicados dois tipos de marketing que atualmente estão sendo bastante utilizados pelas empresas e marcas com a tentativa de se promover, que são o Marketing de Guerrilha e o Marketing de Emboscada.
Enquanto o marketing tradicional se utiliza de meios convencionais para fazer propaganda, comoanúncios no rádio, TV ou mídia impressa, o Marketing de Guerrilha e o Marketing de Emboscada usam outras ferramentas igualmente eficazes, mas que as vezes têm custo muito mais baixo e surpreendem os clientes.
2- Conceitos Fundamentais
O Marketing de Guerrilha foi descrito pela primeira vez em 1982, por Jay Conrad Levinson, em seu livro homônimo, tendo como inspiração a guerrilha bélica. Levinson adaptouos conceitos e práticas da guerrilha bélica para o mundo dos negócios, a fim de mostrar que pequenas empresas podem e devem adotar táticas alternativas de marketing para sobreviver nos mercados atuais ou mesmo competir com concorrentes maiores.
De forma geral, considera-se marketing de emboscada toda publicidade paralela que evoque, esteja relacionada ou de alguma forma associada a eventos(esportivos, no caso em questão) sem a devida autorização dos realizadores.
3- Marketing de Guerrilha
O Marketing de Guerrilha é um marketing em que com poucos custos obtêm-se grandes resultados, ou seja, você não precisa fazer um investimento alto para obter um bom resultado, basta inovar. Este tipo de marketing é utilizado mais pelas pequenas e médias empresas com o propósito de combater asgrandes marcas.
No marketing de Guerrilha é possível desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro, basta mostrar criatividade, planejamento prévio e ousadia para surpreender, isso podem transformar o simples em algo muito mais eficiente e lucrativo.
O grande diferencial do Marketing de Guerrilha é que o ato que está acontecendo não pode parecer umapropaganda, mas sim tem o objetivo de intrigar, deixar as pessoas se perguntando o que está acontecendo e se é realmente real, então o principal objetivo é fazer com que seu anúncio não pareça um anúncio.
Esses são alguns os tipos de Marketing de Guerrilha utilizado pelas empresas: intervenção urbana, free mídia, corpo a corpo, viral e marketing invisível. 
3.1- Intervenção Urbana
Para fazer oseu anúncio, as empresas utilizam de elementos que ficam nas ruas, como postes, paradas de ônibus, faixas de pedestre e calçadas.
Esses anúncios são feitos de forma criativa e diferenciada onde possa chamar a atenção do público e são colocados geralmente em lugares estratégicos de fácil visibilidade.

3.2- Free Mídia
Quando surge algo espontâneo ou alguém realiza uma ação que chama tantaatenção a ponto de virar notícia na mídia.
3.3- Corpo a Corpo
Quando empresas e marcas realizam eventos e trazem pessoas famosas como atores e modelos para interagem com o publico com o objetivo de divulgar a sua marca.
3.4- Viral
Quando algo se espalha pelas redes sociais sites que chamam muita atenção que do público, a contaminação é tão rápida que é como se fosse realmente um vírus e poderepercutir na internet durantes dias ou semanas.
3.5- Marketings Invisíveis
Quando a empresa contrata pessoas para elogiar seus produtos, exemplo: uma pessoa (ator ou atriz não famosos) usa um produto e o recomenda para as demais, o publico não percebe que é apenas uma pessoa contratada para fazer a publicidade do produto e quando o percebe essa ação é bastante criticada.
4. Marketing de Emboscada
OMarketing de Emboscada é utilizado, geralmente, em época de Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos, de forma geral, é tipo de “malandragem”, é toda forma de publicidade paralela e que esteja relacionada a eventos esportivos, ou seja, tirar proveito publicitário invadindo um evento ou espaço sendo que ele não é o patrocinador oficial do evento em questão.
Essa prática de marketing é considerada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing de emboscada
  • Marketing de Guerrilha
  • marketing guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de Guerrilha
  • Marketing de guerrilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!