MARKETIN2

3833 palavras 16 páginas
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DO CASO GRUPO YAMADA Marta T. Motta Campos Martins
Professora da Universidade Estadual de Londrina INTRODUÇÃO
O processo de troca evoluiu em direção à regulamentação do comércio como atividade econômica legalizada e ao surgimento da concorrência, conceito assustador e ao mesmo tempo excitante, o qual desencadeou práticas mercadológicas inspiradas na evolução da própria sociedade.
A identificação de mercados e o posicionamento de marcas na sociedade moderna vêm se constituindo em novos desafios para o homem de marketing, o qual assume compromisso com o lucro, a partir da identificação e satisfação das necessidades dos clientes para criação de um composto de marketing adequado a cada segmento.
Para atingir a tão sonhada performance de mercado, a escolha de uma orientação estratégica depende, primeiramente, dos objetivos estratégicos associados ao produto, que darão mote para a localização do grupo de pessoas a quem o produto possa ser direcionado e para que tal grupo possa ser transformado em consumidor ativo para aquela oferta de mercado.
1 SEGMENTAÇÃO E MERCADOS-ALVO
A definição do composto de marketing total inicia com o entendimento de necessidades e desejos do consumidor, portanto, para entendê-lo, é preciso identificar aqueles que seriam compradores de um produto específico para, posteriormente, desenvolver um processo de marketing direcionado coerentemente ajustado.
O êxito do composto do marketing está relacionado com a eficiência na identificação e análise do cliente em potencial que servirá de orientação para o marketing direcionado, a segmentação e o posicionamento no mercado.
Ao deliberar pela aquisição de um produto específico, o consumidor se integra em um certo mercado, porém, quanto às características específicas do produto, são manifestadas diferentes preferências entre ele e os demais consumidores deste produto e, este fenômeno, SIMPSON (2001, p. 196) enuncia como sendo uma demanda

Relacionados