markentink

2237 palavras 9 páginas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
Prof.: José Antonio de Lima Barboza

MARKETING NO SÉCULO XXI

O mercado, cada vez mais globalizado, acaba exigindo dos profissionais de marketing, ações cada vez mais rápidas e efetivas, garantindo assim que as empresas busquem um diferencial que as torne competitivas nesse mercado em constante mutação.

O que é marketing?

“Uma atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processo de troca”. (Philip Kotler)

“Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”.

“O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. ( American Marketing Association)

Peter Drucker diz que “até que o consumidor tenha experimentado a utilidade final, não existe realmente um produto, existem apenas matérias-primas. A perspectiva de marketing concebe a empresa como dirigida para a satisfação da necessidade de um consumidor e como provedora de uma utilidade para este mesmo consumidor.”

Objetivo do marketing

O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. (Peter Drucker)

Troca e transações - As pessoas obtêm os produtos através de auto-produção, coerção, mendicância ou troca. A troca só existirá se:

- houver ao menos duas partes envolvidas;
- cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra;
- tem capacidade de comunicação e entrega;
- as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca; e
- que as partes acreditem ser adequado participar da transação.

Transação, portanto, é uma troca de valor entre duas ou mais

Relacionados

  • Microeconomia
    1312 palavras | 6 páginas