marinha mercante e o pré-sal

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 20 de julho de 2013
A Marinha mercante e o Pré-Sal


O petróleo está localizado na camada chamada de pré-sal, a cinco quilômetros do solo do oceano e, especialistas vem se preocupando com o processo de exploração do petróleo já que, devem-se desenvolver novas tecnologias e terem a cotação do mercado para se tornar viável.

O governo brasileiro propôs a criação de um fundo social com a arrecadação da renda dopetróleo. Com esse fundo investir na educação, na diminuição da pobreza e investir na área da ciência e da tecnologia. Ou seja, no desenvolvimento até de fontes energéticas mais limpas.

A Marinha mercante tem um importante papel nessa nova era do pré-sal. Em virtude da exploração e do transporte, tem havido alguns acidentes ambientais como o derramamento de petróleo no mar como o acidente coma plataforma Chevron fazendo com que haja uma preocupação com o ecossistema. A segurança marítima possui um modelo de desenvolvimento global ligado aos aspectos ambientais: questões ligadas à poluição causada por navios, transporte e exploração de petróleo e gás e demais atividades. Todavia, percebe-se a necessidade de uma revisão no que se refere à sustentabilidade e a segurança marítima,principalmente no sistema normativo nacional e na parte de prevenção e controle do meio ambiente. Por isso é necessário que o Brasil tenha leis mais eficazes ao se tratar do transporte marítimo.

Com o pré-sal o Brasil vem se tornando uma potência e vem ganhando destaque de investidores do mundo todo, trazendo com isso um enorme crescimento na indústria naval devido ao elevado número de exportaçõesde produtos e serviços e estar gerando um fluxo comercial importante. Como por exemplo, a China que já opera como parceira do Brasil no comércio exterior, os Estados Unidos que assinaram um tratado de incentivo ao transporte de mercadorias por via marítima. Com isso, há uma transformação crescente e acelerada no cenário econômico brasileiro, sobretudo com a criação do PAC (Programa de Aceleraçãodo Crescimento) que consiste em medidas para acelerar o desenvolvimento sustentável principalmente na área naval.

Neste cenário em crescimento ganha destaque o FMM (Fundo da Marinha Mercante) que foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento e, que é um fundo de natureza contábil, criado pela lei 3381/58, é administrado pelo Ministério dos Transportes para financiar o desenvolvimentoda Marinha Mercante e de indústrias de reparo e construção naval.

Empresas de navegação brasileiras usam esses recursos para garantir ou quitar contratos de empréstimos que foram retirados para construção de embarcações em estaleiros e esses empréstimos só podem ser feitos para estaleiros brasileiros. E, o financiamento para construção de embarcações tem sido disponibilizado pelo BNDES (BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a preços baixos e acessíveis e este banco é responsável pela elaboração de política industrial para a cadeia do pré-sal.

Mais e mais países estão se interessando na parceria dessa exploração e claro, no comércio naval trazendo um grande atrativo para o país que são os altos investimentos. Todavia, esse enorme contingente não está em muitos casosse preocupando ou tomando as devidas precauções para a não poluição do oceano, não tendo o cuidado muitas vezes, de utilizar recursos renováveis. Trazendo dessa forma prejuízo e perigo a segurança de pessoas e ao meio ambiente, como dito anteriormente. Além desse fato há outro fator que surge como grande preocupação com essa nova era do pré-sal.

Com a exploração da camada do pré-sal aPetrobras deve multiplicar sua extração de petróleo. E, até 2017 a empresa pretende lançar grande percentual de navios novos no mar e para suprir as plataformas que serão construídas será necessário dobrar a frota de embarcações de suporte responsáveis por rebocar essas estruturas. Diante disso, surge um problema: a ausência de mão de obra qualificada, tanto na terra quanto no mar.

A Petrobras vem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marinha Mercante na Era do pré-sal
  • Marinha Mercante
  • MARINHA MERCANTE
  • Marinha mercante
  • Introdução a marinha mercante
  • Ason marinha mercante
  • A atuação da marinha mercante no
  • Teoria marinha mercante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!