Marina Abramovic

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Marina Abramovic nasceu em Belgrado em 30 de novembro de 1946, começou sua carreira de performer no inicio dos anos 70, estudou na Academia de Belas Artes de Belgrado de 1965 a 1970, e completou a pós-graduação na Academia de Belas Artes de Zagreb, na Croácia, em 1972.
O trabalho da Abramović explora a relação entre o performer e o público, os limites do corpo, e as possibilidades da mente.É considerada uma das artistas mais polêmicas da atualidade. Através da performance, som, fotografia, vídeo e escultura, ela suportou a dor, a exaustão e o perigo, na busca da transformação emocional e espiritual. Ativa por mais de três décadas, recentemente ela começou a se descrever como a "avó da arte da performance".
O relacionamento de Marina com sua mãe sempre foi pesado. Seu pai deixoua família em 1964. Em uma entrevista publicada em 1998, ela descreveu como sua mãe tomou o controle militar, completo, sobre ela e o seu irmão.
Ela dizia : “Eu não tinha permissão para sair de casa depois de 10 horas da noite, até eu ter 29 anos .... Todas as performances que eu fiz na Iugoslávia aconteceram antes das 10 horas da noite, porque eu tinha que estar em casa neste horário. Écompletamente insano eu ter me cortado toda, me chicoteado, me queimado, quase perder a vida na estrela incendiada, tudo feito antes de 10 da noite. "
Em 1971 ela se casou com um colega da Academia de Belas Artes de Belgrado, Neša Paripović, mas essa união era um tanto estranha. Cada um vivia com seus próprios pais, e Marina seguia o toque de recolher imposto pela mãe. Eles se divorciaram em 1977.A mãe de Marina chamou a polícia quando a filha "fugiu" alguns meses mais tarde, aos 29 anos.
Em 40 anos de performances, Abramović já cortou a estrela símbolo do comunismo na própria barriga, gritou até perder a voz, escovou o cabelo até fazer sangrar o couro cabeludo, deitou nua numa cruz de gelo, desmaiou em outra estrela feita de fogo e ofereceu o corpo para intervenções do público,que podia até apontar uma arma para sua cabeça.
Para Marina "A dor sempre foi a matéria-prima do artista. A diferença, no meu caso, é que uso o meu corpo para isso. A ideia é mostrar que, num minuto, você sente dor e, no outro, passou. Se posso fazer isso com a minha vida, o público também pode."

ALGUMAS OBRAS

RHYTHM 10, 1973 : Fazendo uso de 20 facas e dois gravadores, aartista jogou uma manobra tradicional Russa, na qual uma faca é movimentada de forma ritmica entre os dedos abertos da mão. Cada vez que ela se cortava pegava uma nova faca, entre as 20 selecionadas, e registrava a operação com o gravador.


RHYTHM 5 : Nesta performance Abramović quis re-evocar a energia da dor corporal extrema, usando um grande estrela encharcada de petróleo que ela incendiava noinício da execução ; Queimando a estrela comunista de cinco pontas representou a purificação física e mental, sem negligenciar as tradições políticas de seu passado.
RHYTHM 2 : ela tomou um comprimido prescrito para catatonia, uma condição em que os músculos da pessoa são imobilizados e permanecem em uma única posição por horas. Sendo completamente sã, Abramović reagiu violentamente à droga,tendo convulsões e movimentos incontroláveis para a primeira metade da performance. Dez minutos depois de os efeitos dessa droga terem passado, Abramović ingeriu outro comprimido - desta vez receitado para pessoas agressivas e deprimidas - o que resultou em imobilidade geral. Corporalmente ela estava presente, mas mentalmente foi completamente removida.
RHYTHM 0 : Marina colocou sobre a mesa 72objetos, que as pessoas eram autorizadas a utilizar da forma que escolhessem. Alguns deles eram objetos que poderiam dar prazer, enquanto outros poderiam ser manejados para infligir dor, ou para prejudicá-la. Entre eles, estavam uma rosa, uma pena, mel, um chicote, uma tesoura, um bisturi, uma arma com uma única bala.
Durante seis horas, a artista permitiu aos membros da audiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marina Abramovic
  • Biografia de Marina Abramovic
  • Marina Abramovic a artista esta presente
  • Marina abramovic
  • Relat rio Terra Comunnal Marina Abramovic
  • Marina
  • Marina
  • Marina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!