marianalopesplhl

1162 palavras 5 páginas
Como negociar eficazmente
O sucesso na vida depende do sucesso das negociações.

Todas as pessoas negociam alguma coisa todos os dias, mesmo quando não se apercebe que o está a fazer. As negociações não devem ser feitas pelos lucros, pelos ganhos pessoais ou pelo poder de mandar, mas antes pela produção e pela cooperação.

A negociação depende da comunicação. Ocorre entre indivíduos que agem por si próprios ou como representantes de grupos organizados e, por isso, pode ser considerada um elemento do comportamento humano. 7 lições para negociar com sucesso.

1. Visualizar o processo antes e treinar muitas vezes antes de efetivamente iniciar a negociação. È preciso pensar no que se deseja como resultado, com quem negociará e como fará o fechamento da negociação.
2. Busca afinidade com a outra parte, é preciso busca conexão entre as pessoas, aquilo que as une, como a escola que estudaram a idade dos filhos e etc.
3. Afirmar o outro: as pessoas gostam de saber como são especiais, então diga á outra parte como ela é importante para a negociação.
4. Perguntar sem medo de não parecer um especialista: pergunte especificamente: “como este equipamento funciona?” e permita que as pessoas do outro lado da mesa lhe ajudem, pois a maioria das pessoas gosta de ajudar.
5. Formule a importância da negociação: diga como o desfecho positivo contribuirá para os negócios, para os clientes de ambas as partes.
6. Provoque a reciprocidade: esteja pronto para da algo a alguém e, quem sabe, surpreenda o seu cliente com algo que pode ser pequeno na negociação, mais que fará grande diferença para ele.
7. Resuma o que está sendo conversado: a negociação depende, em grande medida, das pequenas coisas que se fazem durante o processo, sejam comportamentos ou contratos. Por isso, è preciso se certificar de que tudo seja revisado com a outra parte, resumindo o que compreende de cada ponto.

Para uma boa negociação e importante ter conhecimentos do produto, Mercado

Relacionados