Maria

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
10 perguntas para Henry Mintzberg
Erros de gestão nas grandes corporações americanas, mais do que problemas financeiros e bancários, provocaram a crise internacional, afirma o polêmico professor Henry Mintzberg, da Universidade McGill, do Canadá.
Por Tatiana Bautzer
Mintzberg diz que muitos CEOs,  alienados da realidade,  ignoraram riscos óbvios. Conhecido pelas ácidas críticas à educaçãoexecutiva tradicional e autor do livro MBA? Não, Obrigado, Mintzberg é cofundador de um curso alternativo de administração.  O professor canadense esteve no Brasil em abril para preparar um dos módulos que será ministrado na Fundação Getulio Vargas, do Rio de Janeiro,  e falou à DINHEIRO. A seguir, os principais trechos da entrevista:
 
Por que o sr. diz que a crise foi causada pelas empresas e nãopelas condições econômicas? 
Acredito que a crise que começou nos Estados Unidos não foi econômica nem bancária. É uma crise de gestão, principalmente. Havia gestores totalmente desconectados da realidade, ganhando bônus milionários. Como pode ter acontecido a crise das hipotecas de alto risco?  Todos os presidentes dos bancos e seguradoras simplesmente não sabiam o que ocorria em suas empresase não se interessavam por saber.
 
 
O que está errado na política de remuneração?
 
Acho que nenhuma empresa deveria conceder bônus para os CEOs e pagar salários tão altos. A estrutura de remuneração das empresas hoje, simplesmente, passa a mensagem errada. Na lista das 500 maiores empresas americanas da revista Forbes, só três ou quatro companhias não concedem bônus aos seus executivos e aproporção deveria ser inversa. O que essa compensação excessiva está dizendo ao mercado é que o CEO é a única pessoa importante da companhia. Se um CEO ganha 400 ou 500 vezes mais que a média dos demais funcionários, a empresa está dizendo que ele vale muito mais do que todos os outros e que os resultados vêm de um esforço individual e não coletivo. É preciso que a empresa seja vista como umacomunidade para engajar os empregados e que eles tenham responsabilidade sobre os resultados.
 

"Administrar de olho no preço das ações é a pior ideia da história"
 
Qual o efeito disso?
 
Quando o CEO é visto como o principal e único responsável pela empresa, todo o resto vira “recursos humanos” passíveis de downsizing . Novamente, é uma mensagem errada, de que a administraçãodepende de umasó pessoa. E isso não mudou. Mesmo depois da crise, essa lição não foi aprendida. 
 
 
As opções de ações não significam um compromisso maior do executivo com os resultados da empresa?
 
Sou totalmente contra a concessão de opções de ações como maneira de remunerar os diretores. Se o executivo quer participação acionária, que compre as ações no mercado. Essas políticas são a razão pela qual asempresas americanas estão em dificuldades. O melhor que as empresas brasileiras têm a fazer é fugir do modelo americano.
 
 
O sr. também faz críticas em um de seus artigos à administração visando a criação de valor para o acionista?
 
Ter como meta a geração de valor para o acionista é a pior ideia da história da administração de empresas. Isso está acabando com os negócios. Esse parâmetronão mede o sucesso de longo prazo, só o de curto prazo. Todos aqueles bancos e seguradoras de Nova York iam muito bem no curto prazo e estavam falidos três ou quatro anos depois. Além disso, esse conceito implica a noção de que os únicos envolvidos na empresa que importam são os donos. Ninguém mais conta: nem os empregados nem os consumidores.
 
 
Quais são os efeitos práticos desse princípio degestão?
 
Até hoje, o principal efeito foi manter baixos os salários dos funcionários e aumentar os bônus da alta gerência. No limite, o modelo de criação de valor para o acionista levaria uma empresa a demitir a maior parte dos funcionários e vender seu estoque. A empresa seria muito lucrativa até o estoque acabar e ela ser fechada. Então, é isso que, de certa forma, as empresas têm feito,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria
  • maria
  • Maria.
  • Maria
  • Maria
  • Maria
  • maria
  • Maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!