Maria Quitéria

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Maria Quitéria de Jesus (Feira de Santana, 27 de julho de 1792 — Salvador, 21 de agosto de 1853) foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência.

Em 1996 o Estado brasileiroatribuiu-lhe o título de patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro1

Seus feitos são recorrentemente comparados ao da mártir francesa Joana d'Arc.
Maria Quitéria nasceu no sítio doLicurizeiro (Syagrus coronata), uma pequena propriedade no Arraial de São José das Itaporocas, na comarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, atual município de Feira de Santana noestado da Bahia. A data mais aceita pelos pesquisadores para o seu nascimento é a de 1792. Foi a filha primogênita dos portugueses nascidos na colônia do Brasil Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Mariade Jesus.

Em 1803, tendo cerca de dez ou onze anos de idade, perdeu a mãe. Cinco meses após enviuvar, o pai casou-se em SEGUIDA FEZ A SEGUNDA núpcias com Eugênia Maria dos Santos, que veio afalecer pouco tempo depois, sem que da união nascessem filhos. A família mudou-se então para a fazenda [serra da Agulha].

Na nova residência, Gonçalo Alves casou-se pela terceira vez, com Maria Rosa deBrito, com quem teve mais três filhos. A nova madrasta, afirma-se, nunca concordou com os modos independentes de Maria Quitéria. Embora sem uma educação formal, uma vez que à época as escolas erampoucas e restritas aos grandes centros urbanos, Maria Quitéria aprendera a montar, a caçar e a usar armas de fogo, conhecimentos essenciais à época.
Maria Quitéria encontrava-se noiva quando, entre 1821e 1822, iniciaram-se na Província da Bahia as agitações contra o domínio de Portugal. Em Janeiro de 1822 transferiram-se para Salvador as tropas portuguesas, sob o comando do Governador das ArmasInácio Luís Madeira de Melo, registrando-se em fevereiro o martírio de Soror Joana Angélica, no Convento da Lapa, naquela Capital.

Em 25 de junho, a Câmara Municipal da vila de Cachoeira aclamou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria quiteria
  • Maria quiteria
  • Maria Quitéria
  • Maria quitéria
  • Maria Quitéria
  • Maria Quitéria
  • Maria Quitéria e a Ordem do Cruzeiro do Sul
  • Quiteria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!