Maria Quieteria

Páginas: 3 (723 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Quem foi Maria Quitéria

Maria Quitéria (1792-1853) foi militar brasileira. Pioneira na luta de reconhecimento da independência. Baiana de nascimento e com grande habilidade no uso da arma defogo, inscreveu-se como voluntária para lutar contra as províncias que não reconheciam D.Pedro como imperador. Maria Quitéria teve atuação destacada em lutas importantes.

Sua entrada no exercitoMaria Quitéria não frequentou a escola. Dominava a montaria, caçava e manejava armas de fogo. Deflagradas as lutas de apoio à independência em 1822, o Concelho Interino do Governo da Bahia, defendia omovimento e procurava voluntários para suas tropas. Maria Quitéria, interessada em se alistar, pediu permissão ao seu pai mas seu pedido foi negado. Com o apoio de sua irmã Tereza Maria e seu cunhadoJosé Cordeiro de Medeiros, Quitéria cortou o cabelo, vestiu-se de homem e se alistou com o nome de Medeiros, no Batalhão dos Voluntários do Príncipe.Depois de duas semanas foi descoberta pelo pai, mas omajor José Antônio da Silva Castro não permitiu que ela fosse desligada, pois era reconhecida pela disciplina militar e pela facilidade de manejar armas.

Quais foram as principais batalhas dasquais ela participou?

Em 29 de outubro de 1822 ela lutou na defesa da Ilha de Maré, e depois dirigiu-se a Itapoã. Em fevereiro de 1823, participou com ímpeto inúmeros combates, atacando inimigosentrincheirados na Pituba, capturando-os e levando-os preso para o acampamento da sua tropa.Maria Quitéria lutou também pela defesa da foz do Paraguaçu comandando um grupo de mulheres guerreiras. Com águana altura dos seios, avançou contra uma nau portuguesa, impedido o desembarque de reforços às tropas inimigas. Depois de violentos combates, finalmente, a dois de julho de 1823, as tropas brasileirasmarcharam vitoriosas pelas ruas de Salvador, com Maria Quitéria entre elas.

Sua farda

Maria Quitéria usava uma farda azul com saiote e um capacete com penacho na cabeça, apesar de usar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria Maria
  • Maria
  • maria
  • Maria.
  • Maria
  • Maria
  • Maria
  • maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!