MARIA MONTESSORI

Páginas: 4 (813 palavras) Publicado: 17 de março de 2014

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA



SIMONE SUELY SILVA



CONTRIBUIÇÕES DE MARIA MONTESSORI NA EDUCAÇÃOAgrestina - PE
2014

SIMONE SUELY SILVA





TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS NO ENSINO SUPERIOR






Trabalho apresentado à disciplina Filosofia da Esducação do cursode Graduação em Pedagogia da Faculdade de Desenvolvimento Regional.
Professor: Damares Bezerra




Agrestina - PE
2014
Desde o início do mundo a mulher foi explorada, marginalizada, oprimida,proibida dos prazeres da vida e dos seus desejos pessoais e com Maria Tecla Artemesia Montessori, a história não foi diferente, nasceu em 1870 em Chiaravalle, Itália. Desde muito jovem, manifestouinteresse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora. Indo contra as expectativasfamiliares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Todos que a conheciam foram louvando asua inteligência e a sua coragem; havia nela um desejo de ver claramente os problemas, uma ânsia de servir a humanidade, um poder de iniciativa que lhe preparavam uma carreira brilhante Após suaformatura, não pode atuar como médica, pois na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com necessidadesespeciais, o que mudaria sua vida e a história da educação. Já dizia Augusto Cury:
“Mulheres Coitadinhas proclamam em prosa e verso que são infelizes, incapazes, inábeis, impotentes. Quando sãoconformistas, acrescentam uma passividade inaceitável perante sua miserabilidade, não tem ânimo nem garra para mudar a própria história. Seu eu fica na plateia, observando seus conflitos como mero...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria montessori
  • Maria montessori
  • Maria Montessori
  • maria montessori
  • maria montessori
  • Maria Montessori
  • Maria montessori
  • MARIA MONTESSORI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!