Maria Isaura Pereira. O messianismo no Brasil e no mundo. Resenha

Páginas: 7 (1537 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
DE QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. O messianismo no Brasil e no mundo. São Paulo: EUSP, 1965. 373p.
Na obra o messianismo é enfocado enquanto fato participante das condições estruturais e dinâmicas das sociedades e deriva da análise de seus elementos constitutivos e da reciprocidade de sua estrutura e dinâmica com as de cada tipo de sociedade inclusiva.
Introdução Geral p. 3-24.
A obracomeça por abordar o conceito de “messias” e “messianismo”, que segundo Maria Isaura Pereira de Queiroz pertencem à linguagem corrente que os definiu de acordo com os relatos bíblicos.
Em Queiroz os termos “messias” e messianismo” e o qualificativo “messiânico” pertencem à linguagem corrente que os definiu de acordo com os relatos bíblicos. Assim a concepção popular de messias deriva das palavras deIsaías. De acordo com Wallis a idéia messiânica não é peculair ao judaísmo, mas foi na antiga religião judaica que a noção adquiriu sua definição plena.
O messias é o guia divino que deve levar o povo eleito ao desenlace natural do desenrolar da História (ao restabelecimento de um reino terreno). Em Max Weber e Paul Alphandéry o messias é alguém enviado por uma divindade para trazer a vitóriado bem sobre o mal, ou para corrigir a imperfeição do mundo, tratando-se de um líder religioso e social e também carismático1.
Max Weber entende o messias, seja reencarnação de herói ou divindade, enquanto uma categoria dentro da classe dos profetas2. Em Queiroz o messianismo se afirma como uma força prática e não como uma crença passiva e inerte de resignação e conformismo; O “messias” ésempre anunciado por um personagem anterior (pré-messias) que lhe profetiza a vinda. De acordo com a mesma a história do messias segue sempre os mesmos passos: eleição divina, provação, retiro, volta gloriosa. E a configuração sob a qual é concebido varia de grupo parta grupo: sua natureza pode ser espiritual ou material, sua organização pode ser igualitária ou não.É um movimento no qual se encontramestritamente unidos aspectos celestes e terrestres, seja na motivação que os causa, seja nos meios que se lançam.
Segundo Queiroz uma característica fundamental das promessas messiânicas é que não destinam salvação e paraíso à indivíduos, e sim à coletividades. A referida autora ditingue messianismo de milenarismo, visto ser o problema do Milênio mais vasto que o do messianismo.
Assim, messiasnão é qualquer salvador e sim o redentor que traz uma salvação coletiva e terrena. Para Maria Isaura Pereira de Queiroz:“O messianismo não é crença passiva e inerte de resignação e conformismo; apontando para a possibilidade de um futuro melhor...em certas circunstâncias leva-os homens a se congregarem para conseguir, por meio da ação, os benefícios que almejam. (QUEIROZ, 1965, p.15)
Dessaforma corroborando a esteira da autora o messias só merece tal título na medida em que uma coletividade diligente o reconhece como líder, sendo a principal característica de tais grupos a atividade. Ao analisar os movimentos messiânicos a autora percebeu uma necessidade de estudo das condições sociais em que ocorrem através de uma perspectiva sócio-econômica dinâmica e não apenas uma análisehistórico-religiosa.“..um movimento messiânico é nativista, é mágico, é revivalista ou é sincrético de acordo com a cultura ou civilização em que surge. Os traços não tem sentido em si mesmos, mas dentro do contexto cultural em que funcionam e cada contexto cultural é único.” (QUEIROZ, 1965, p.18).
Segundo Maria Isaura Queiroz, os termos “messias” e “messianismo” e “messiânico” tem hoje direito decidadania nos estudos sociológicos. Paul Alphandéry abordou o movimento messiânico enquanto atividade de uma coletividade sob a direção de um mensageiro de Deus-o messias- para apressar o milênio. O objetivo da obra é a análise dos movimentos messiânicos, ou seja, de grupos em ação tendo em vista um determinado objetivo, que é o de instalar o paraíso na terra, transformando o mundo em que vivem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria Isaura Pereira de Queiroz
  • Messianismo no brasil
  • Messianismo no Brasil
  • resenha isaura
  • RESENHA ISAURA
  • Resenha de “colonialismo, racismo e descolonização” josé maria nunes pereira
  • Bill Pereira Entre dois mundos
  • RESENHA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: CONCEITOS E HISTÓRIA NO BRASIL E NO MUNDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!