MARIA CECILIA BARBIERI GORSKI

1139 palavras 5 páginas
MARIA CECILIA BARBIERI GORSKI
Às vésperas de completar 30 anos de carreira, a arquiteta e paisagista Maria Cecília Barbieri Gorski, associa consciência ambiental e tecnologia para criar soluções em paisagismo. Sócia do escritório Barbieri & Gorski Arquitetos Associados, junto do seu marido, Michael Gorski, trabalha áreas de lazer adaptadas às necessidades do cliente.
Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em 1976, com especialização em Arquitetura Paisagística pelo Programa de Capacitação de Professores pela FUPAM/ ABAP/ IFLA – 2004 - 2005.

Foi professora de Paisagismo e Controle Ambiental da Pontifícia Universidade Católica - Campinas, SP de 1979 a 1985. Lecionou em cursos de pós-graduação na área de arquitetura paisagística no SENAC –SP. e em vários estados brasileiros em diversos cursos de pós graduação.

É membro da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), onde foi presidente no período de 1995 a 1998, e continua atuando na entidade.

Não me baseio em estilo nenhum, apenas tento estabelecer uma harmonia entre a arquitetura e o paisagismo. Acabei me especializando em áreas de lazer, que sempre me agradou muito. Em 1980, fiz um trabalho no Guarujá em que o playground foi o foco da discussão. Buscando valorizar mais o projeto e fazer algo menos convencional, o momento marcou o nosso diferencial para trabalhar com áreas de lazer. Por conta disso, em meados de 1988, nosso escritório foi convidado para trabalhar no projeto do Parque da Mônica, em São Paulo. Isso nos abriu uma grande porta de conhecimento, pois começamos a viajar pra conhecer outros parques, em outros países. Os parques do Japão, por exemplo, eram muito mais ousados que os dos Estados Unidos, onde se tem mais preocupação com a segurança.

Acadêmico
Formação acadêmica
2006 - 2008
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Recuperação de rios e cursos d'água; Requalificação de orlas fluviais; Cursos d'água;

Relacionados