Maria Antonieta. Produção de Sofia Coppola. França: Sony Pictures, 2007. 1 DVD.

414 palavras 2 páginas
Toda a historia do filme se passa no inicio do Séc. XVIII, é uma releitura pop da historia de Maria Antonieta Josephina Johanna Arquiduquesa da Áustria. Que sai de seu simples reino com traços bem camponeses. E vai se casar com Príncipe Luiz XVI, na corte de versalles. Com muito luxo, muitas intrigas familiares e fofocas.
Essa releitura popular, mostra com uma certa ironia e satirizando todas aquelas "leis" que regiam a vida real Francesa. Ótimo filme, para se entender todo o contexto histórico do séc. XVIII aonde houveram grandes mudanças na Europa e conseqüentemente nas artes também.
Para um Designer é imprescindível ter bagagens históricas e artísticas, já que muitas vezes podem ser aproveitado soluções antigas para "problemas" modernos. Como nossas aulas de historia da arte começaram no meio de todos os acontecimentos pós idade média. Esse filme foi recomendado para um auxilio histórico para nos localizarmos em meio a linha do tempo.
E esse papel o filme fez com muita categoria, com linguagem jovem, brincando com objetos contemporâneos como tennis AllStar. Após assistir, tive uma noção muito boa sobre o contexto político-social do Séc XVIII.
Para um entendimento rápido, recomendo o filme. Já que a leitura de algum livro do gênero, teria muito mais que 2 horas em nossos dia-a-dia corridos.

Helvética, o filme. Produção de Jean-Jacques Annaud. Estados Unidos: 1986. 1BD.

Com base no livro “nome della rosa” de Umberto Eco de 1980 o diretor Jean-Jacques Annaud, conta com a ajuda de grandes atores como Sean Connery e Christian Slater.
Filme esse indicado pelo professor Nikolas, para podermos ter uma grande base de como era o processo gráfico em meados da idade media.
Neste filme pude ver com clareza como era feito as copias dos livros sagrados, detidos pela igreja, que eram 1 a 1 copiados a mão por monges escribas que passavam ao longo do tempo adquirindo problemas sérios de saúde por passarem horas a copiar os livros.
E o inicio dos tipos móveis, com a

Relacionados

  • Performance
    2411 palavras | 10 páginas