Mares e oceanos ameaçados

Páginas: 6 (1261 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Escola Secundária de Azambuja
Geografia
Mares e Oceanos Ameaçados


Índice
Capa ..............................................................................................1
Índice………………………………………………………………....2
Introdução…………………………………………...........................3
Poluição Excessiva……………………………………….…….…....4
Sobrepesca……………………………………………………..…….5
Tráfego depetróleo……………………………………….….….......6
Marés Negras…………………………………………………………7
Os maiores derrames de petróleo…………………….......................7
Principais fontes de poluição dos oceanos………............................8
Soluções……………………………………………………………….9
Conclusão…………………………………………………………....10
Bibliografia………………………………………………………..….11

Introdução
Neste trabalho vamos desenvolver o tema dos oceanos e mares ameaçados, vai ser muito interessante realizarmos estetrabalho, pois é um tema de que gostamos bastante e que atualmente precisa de ser falado, devido ao facto de os mares e oceanos estarem a ficar extremamente degradados e ameaçados.
Durante demasiado tempo, os oceanos e mares foram considerados grandes reservatórios para a deposição de resíduos e poluentes, apontando apenas este exemplo, foi divulgado um estudo, em junho de 2006, pelo ProgramaAmbiental das Nações Unidas (UNEP) que comprovou que atualmente existem mais de 46 mil detritos de plástico por cada milha quadrada de oceano, ou seja cerca de 18 mil em cada quilómetro quadrado. No entanto, continuamos a ver os oceanos como fontes inesgotáveis de alimentos e recursos e ainda importantes vias de comunicação.
Contudo, nas últimas décadas a poluição excessiva, a sobrepesca e o tráfego depetróleo têm-se revelado sérias ameaças à preservação dos oceanos e mares.
Apesar de os mares e oceanos estarem a ficar neste estado, podemos mudar isso com algumas soluções de que vamos falar.

Poluição Excessiva
A poluição excessiva tem-se revelado uma séria ameaça à preservação dos oceanos e mares.
O mar foi desde sempre considerado como um reservatório natural e durante milénios osciclos biológicos asseguravam em larga medida a absorção dos dejetos e a purificação das águas.
Hoje em dia o lixo jogado ao mar põe em perigo grande parte da fauna marinha e, consequentemente a população humana. Para a população, podemos salientar a perda do património natural pela ameaça à biodiversidade, muita dessa poluição excessiva que se encontra nos mares e oceanos chega diretamente às praiase áreas balneáveis, com a degradação na qualidade da água e afetando também a qualidade da paisagem, provocando a desvalorização das áreas atingidas e até aumenta os riscos de acidentes com banhistas, todos temos a imagem que as praias deveriam ser belas, mas desta forma estão a tornam-se sujas e feias.

Sobrepesca
A sobrepesca tornou-se uma séria ameaça à preservação dos oceanos e mares.
Aculpa é das técnicas de pesca industrial. Cerca de um terço das populações mundiais de peixe é objeto de sobrepesca. O nosso apetite por peixe está a ultrapassar os limites ecológicos dos oceanos, com impactos devastadores para os ecossistemas marítimos. A sobrepesca resulta em alterações profundas nos nossos oceanos, modificando-os talvez para sempre.
Gostaríamos de salientar que a sobrepesca,é um dos mais relevantes temas da atualidade mas, ainda assim, é praticamente ignorado pelos governos e pelos mídia, o que deixa o tema, fora do conhecimento e da discussão por parte da população em geral.

Tráfego de Petróleo
O tráfego de petróleo é uma grande ameaça para os nossos oceanos e mares.
Este tráfego por via marítima está na origem de uma das formas de poluição mais graves dosoceanos e mares- as Marés Negras.
Estas devem-se a derrames acidentais, durante as operações de carga e descarga ou devido a colisões, a rombos e a naufrágios, lavagens ilegais e fugas de plataformas petrolíferas.
Marés Negras
O petróleo não se dissolve na água, flutua à superfície ou próximo desta. Por isso impede o desenvolvimento do fitoplâncton e afeta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oceanos e mares
  • Poluição dos mares e oceanos
  • Energia dos Oceanos e das Marés
  • Poluição dos Rios, Mares e Oceanos
  • avalia o mares oceanos e guas continentais
  • oceanos
  • Por mares
  • os mares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!